Ferrugem branca de brócolis

Albugo candida

Descrição: O fungo Albugo candida Kuntze, causador da ferrugem-branca, é uma doença de pouca importância no Brasil, e provoca manchas cloróticas e pústulas brancas sobre folhas e hastes florais.
É uma doença de distribuição mundial, apresentando sua maior incidência no Brasil nas regiões frias e úmidas do sul.
Albugo candida é comum nas crucíferas, mas pode atacar hospedeiros de outras famílias, como das convolvuláceas.

Sintomas: O sintoma típico da doença são manchas cloróticas em folhas e hastes e órgãos florais; observa-se engrossamento e contorção das partes atacadas, dando-lhes o aspecto de "chifre de veado".
FOLHAS: Manchas cloróticas na superfície adaxial, e pústulas brancas (1-3 mm) no lado contrário da folha.
HASTES FLORAIS: Manchas cloróticas e pústulas brancas; quebra da epiderme, ficando expostas as massas de esporos brancos e pulverulentos.

Bioecologia: O fungo sobrevive no campo nos restos de cultura no solo e sobre hospedeiros alternativos.
A disseminação a longa distância se dá principalmente pelas sementes e material vegetal contaminados; em condições de campo, a disseminação ocorre pelo vento. Baixas temperaturas (10-20 °C) e alta umidade são condições que favorecem o desenvolvimento da doença.

Controle: Utilizar cultivares resistentes e sementes limpas e mudas produzidas sob estrito controle e em condições desfavoráveis ao desenvolvimento do patógeno; eliminar os restos de cultura e hospedeiros alternativos e fazer rotações de culturas. Aplicar fungicidas protetores e/ou sistêmicos.

Produtos fitofarmacêuticos