Broca das cucurbitáceas

Diaphania hyalinata

Cultura: Abobrinha, Abóbora, Pepino, Chuchu, Melão, Melancia.

Sinonímia: Margaronia hyalinata (Linnaeus, 1758).

Descrição: Ordem Lepidóptera. Família Pyralidae. Estas mariposas causam danos em frutos de várias espécies de cucurbitáceas, como melancia, melão, pepino e abobrinha.

Sintomas: As lagartas broqueiam as folhas, os brotos novos, os ramos e os frutos. Os brotos novos secam quando são atacados, e os ramos ficam com as folhas secas. Nos frutos, as larvas abrem galerias e destroem a polpa dos mesmos, provocando o seu apodrecimento.

Bioecologia: O inseto adulto é uma mariposa de asas translúcidas e bordos escuros e retilíneos. A fêmea faz a oviposição nas folhas, ramos, flores e frutos. Após a eclosão, surgem as larvas esverdeadas, que atingem em média 20 mm de comprimento. Em geral, atacam várias partes do vegetal, porém têm predileção pelos frutos, motivo pelo qual são denominadas broca-das-cucurbitáceas. As lagartas empupam nas folhas secas, onde se transformam em crisálidas.

Controle químico: Fazer uso de inseticidas específicos, conforme recomendação do fabricante, que devem ser aplicados pela manhã ou à tarde, para não atrapalhar o inseto polinizador, e não pulverizar quando as folhas estiverem fechadas, além disso, deve-se prestar atenção a fitotoxicidade do produto.

Produtos fitofarmacêuticos