Lagarta-da-vagem

Thecla jebus

Descrição: Os adultos são mariposas que possuem 32 mm de envergadura e dimorfismo sexual. Os machos apresentam coloração azulada e as fêmeas tem coloração marrom. As lagartas são verdes e vivem no interior das vagens em formação.
Esta praga ataca diversas Fabáceas (Leguminosas), como o feijão, a ervilha e a fava.

Danos: Praga que ataca as vagens do feijoeiro, sua presença pode ser evidenciada pelo orifício irregular na vagem, o que a difere das demais lagartas, cujos orifícios de penetração são mais ou menos circulares. São muito vorazes, destruindo integralmente os grãos.

Controle: Devem ser controladas quando forem encontradas, me média, 40 lagartas grandes (>1,5 cm) por pano-de-batida (duas fileiras de plantas), ou com menor número se a desfolha atingir 30%, antes da floração, e 15% tão logo apareçam as primeiras flores. Para controle com Baculovírus, considerar como limites máximos 40 lagartas pequenas ou 30 lagartas pequenas e 10 lagartas grandes por pano-de-batida. Em condição de seca prolongada e com plantas menores de 50 cm de altura, reduzir esses níveis para a metade, para aplicação do Baculovírus específico desta praga.
Para o controle químico, realizar pulverizações de inseticidas específicos, registrados para as culturas.

Produtos fitofarmacêuticos