Acrobat MZ

Fabricante
BASF
Categoria
Fungicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
2605
Materiais ativos

Acrobat MZ é um fungicida recomendado para aplicações preventivas com ação sistêmica e de contato, à base de DIMETOMORFE e MANCOZEBE, pertencente ao grupo químico da Morfolina e Dithiocarbamatos O DIMETOMORFE é um fungicida com ação pronunciada sobre os fungos do grupo dos omicetos, derivado do ácido cinâmico que possui um modo de ação diferenciado sobre os fungos. O produto se transloca de forma sistêmica via raízes quando aplicado no solo, possui efeito translaminar, com ação sistêmica local, quando aplicado na parte aérea das plantas.
O MANCOZEBE, etileno-bis-isotiocianato atua diretamente em quatro pontos vitais da célula vegetal: núcleo, membrana celular, síntese de proteína e síntese de lipídios e esteróis, interrompendo assim os processos metabólicos essenciais para o seu desenvolvimento.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
Para todas as culturas indicadas, aplicar de maneira preventiva, sempre que as condições climáticas forem favoráveis ao desenvolvimento da doença. Repetir a aplicação quando necessário, fazendo no máximo 3 aplicações de Acrobat MZ por ciclo das culturas.

MODO DE APLICAÇÃO
Acrobat MZ pode ser pulverizado por meio de equipamentos costais (manual ou motorizado), motorizado estacionário com mangueira (tomate envarado) ou pelo sistema convencional combarra (batata ou tomate industrial). Utilizar um volume de calda procurando sempre obter uma cobertura uniforme completa das plantas, utilizando-se bicos de jato cônico com pontas e adequados, e pressão de trabalho de 80-100 psi, de modo a obter 60-70 gotas/cm2.

INTERVALO DE SEGURANÇA
Batata ........................ 14 dias
Tomate ......................... 7 dias

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS
Mantenham afastadas das áreas de aplicação crianças, animais domésticos e pessoas desprotegidas, por um período de 24 horas após a aplicação do produto.

LIMITAÇÕES DE USO
Não aplicar em presença de ventos fortes. Quando usado nas doses, cultura e condições mencionadas, não causa efeito fitotóxico.

INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO DE RESISTÊNCIA A FUNGOS
Seguir as recomendações atualizadas de manejo de resistência do FRAC-BR (Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas - Brasil) - Qualquer agente de controle de doenças pode ficar menos efetivo ao longo do tempo devido ao desenvolvimento de resistência. O Comitê Brasileiro de Ação a Resistência a Fungicidas (FRAC-BR) recomenda as seguintes estratégias de manejo de resistência visando prolongar a vida útil dos fungicidas:
- Qualquer produto para controle de doenças da mesma classe ou de mesmo modo de ação não deve ser utilizado em aplicações consecutivas do mesmo patógeno, no ciclo da cultura.
- Utilizar somente as doses recomendadas no rótulo/bula.
- Sempre consultar um Engenheiro Agrônomo para orientação sobre as recomendações locais para o manejo de resistência.

INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS
Manejo integrado é a associação de medidas de controle que visa atender os aspectos econômicos, ecológicos e sociológicos. Dentre os princípios de manejo integrado, podemos destacar as seguintes práticas: utilizar sementes/material de propagação sadios, trabalhar com materiais resistentes/tolerantes sempre que possível, realizar adubação adequada, praticar sempre rotação de culturas e utilizar o tratamento fitossanitário, quando recomendado através de diagnose correta do problema.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Batatas2.5 l14
Tomates0 l7