Amistar 500 WG

Fabricante
SYNGENTA
Categoria
Fungicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
2398
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO


AMISTAR é um fungicida sistêmico, com atividade preventiva, curativa e anti-esporulante, usado em pulverização para controle das doenças da parte aérea das culturas do feijão, batata, tomate.

INDICAÇÃO: CULTURAS, DOENÇAS CONTROLADAS E DOSES DE APLICAÇÃO
TOMATE E BATATA
Alternaria solani, 8 g/ 100 l d'água.
Preventiva: aplicar antes do início dos primeiros sintomas da doença e repetir as aplicações semanalmente. 16 g/ 100 l d'água.
Curativa: aplicar quando se constatar o aparecimento dos primeiros sintomas da doença, realizando de 2 a 3 aplicações espaçadas de 7 dias.
Aplicações repetidas semanalmente devem ser feitas com alternância a cada aplicação com fungicidas de outro(s) grupo(s) químico(s). Após estas aplicações curativas, retornar às aplicações de doses preventivas.
FEIJÃO
Iniciar as aplicações preventivamente aos 20 a 30 dias após a emergência da cultura. Realizar as aplicações a cada 7-14 dias. Fazer alternância com fungicidas de outro(s) grupo(s) químico(s), caso sejam feitas quatro ou mais aplicações. Utilizar a dose mais alta em condições favoráveis ao desenvolvimento da doença. Juntamente com as diferentes embalagens do AMISTAR poderá ser encontrado um dosador de 100 g ou de 500 g (neste caso, o dosador é a própria tampa da embalagem de 500 g), cujas medidas, em gramas, são aproximadas. Este dosador auxiliará o usuário na dosagem do produto, através de escala de dosagens.
OBS: BATATA E TOMATE: Devido ao grande número de aplicações necessárias e utilizadas nas culturas de batata e tomate, incluir o produto AMISTAR em programas de aplicação com outros fungicidas. Realizar no máximo 8 aplicações por safra, em baterias de 1 a 2 aplicações de AMISTAR, que deverão ser interrompidas com 1 a 2 aplicações de outros fungicidas com diferente modo de ação.

FORMA DE APLICAÇÃO E EQUIPAMENTOS A SEREM USADOS
Aplicar AMISTAR nas dosagens recomendadas, diluído em água, conforme o tipo de aplicação:
Batata e Tomate: utilizar vazões de 600 a 1200 litros de água/ha dependendo do desenvolvimento vegetativo da cultura. Assegurar uma boa cobertura foliar com gotas de pulverização.
Feijão: utilizar vazões de 100 a 300 l de água/ha. Assegurar uma boa cobertura foliar com gotas de pulverização.

PULVERIZAÇÃO TERRESTRE
Para aplicações com equipamentos tratorizados e costais nessas culturas e nas outras hortaliças e frutas acima listados, procurar obter uma cobertura boa e uniforme na parte aérea da cultura, utilizando bicos adequados.
Recomenda-se aplicar com temperatura inferior a 27 °C, com umidade relativa acima de 60% e ventos de no máximo 10 km/hora. Se utilizar outro tipo de equipamento, procurar obter uma cobertura uniforme na parte aérea da cultura.

LIMITAÇÕES DE USO
Desde que sejam seguidas as recomendações de uso, não ocorre fitotoxicidade para as culturas.

INTERVALO DE SEGURANÇA
Batata...............07 dias
Feijão................07 dias
Tomate ............03 dias

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS
Pessoas sem equipamentos de proteção individual (EPI´s) somente deverão entrar nas áreas tratadas após a completa secagem da calda de pulverização.

Manejo Integrado/Ecológico de Pragas
Incluir outros métodos de controle de pragas dentro do programa de Manejo Integrado de Doenças, quando disponível e apropriado.

Manejo de Resistência
-qualquer produto para controle de doenças da mesma classe ou de mesmo modo de ação não deve ser utilizado em aplicações consecutivas do mesmo patógeno,no ciclo da cultura;Qualquer agente de controle de doenças pode ficar menos efetivo ao longo do tempo devido ao desenvolvimento de resistência. O Comitê Brasileiro de Ação a Esistência à Fungicida (FRAC-BR) recomenda as seguintes estratégias de manejo de resistência visando prolongar a vida útil dos fungicidas:
-utilizar somente as doses recomendadas no rótulo/bula;
-sempre consultar um Profissional legalmente habilitado para orientação sobre as recomendaçoes locais para o manejo da resistência.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Batatas80 - 160 g7
Feijões80 - 120 g7
Tomates80 - 160 g3