Atento

Fabricante
BAYER
Categoria
Fungicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
6006
Materiais ativos
Ligações

INSTRUÇÕES DE USO 
ATENTO é um fungicida sistêmico para tratamento de sementes de soja.
O uso de ATENTO é recomendado para o manejo da ferrugem-asiática da soja. O seu uso não substitui o uso de fungicidas foliares. As áreas tratadas devem ser monitoradas, e o uso de fungicidas foliares deve seguir as recomendações dos mesmos.
Em tratamento de sementes antes da semeadura em única aplicação.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
MODO DE APLICAÇÃO
Agite antes de usar. O tratamento de sementes pode ser efetuado em tambores rotativos ou em máquinas específicas, até que haja uma perfeita distribuição da calda fungicida sobre as sementes. O tratamento é feito via úmida. No caso particular dos tambores rotativos, proceder a mistura durante 3 minutos, para que ocorra uma perfeita uniformização do fungicida sobre a superfície das sementes. Quanto às máquinas de tratamento de sementes, deve ser verificado o rendimento do equipamento e colocar a calda pronta no reservatório, calibrar a máquina e efetuar o tratamento. Após o tratamento deixar as sementes secarem à sombra e proceder a semeadura. As sementes tratadas deverão ser semeadas em solo úmido para garantir a germinação e emergência uniformes. Obedecer às recomendações oficiais de profundidade de semeadura.

INTERVALO DE SEGURANÇA
Não determinado devido à modalidade de uso: tratamento de sementes.

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS
Como a finalidade do produto é tratamento de sementes, não há restrições quanto à reentrada de pessoas em lavouras oriundas de sementes tratadas.

LIMITAÇÕES DE USO
O tratamento deverá ser efetuado em local arejado e específico para esse fim. Utilizar somente sementes limpas (livres de poeira e impurezas) e de boa qualidade (alto poder germinativo e bom vigor). Sementes tratadas não podem ser utilizadas para alimentação humana ou animal. Não deixar sementes tratadas expostas sobre o solo.
Fitotoxicidade para as culturas indicadas: O produto não é fitotóxico para a cultura da soja nas doses e condições recomendadas.
Outras restrições a serem observadas: Não há.

INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO DE RESISTÊNCIA
Qualquer agente de controle de doenças pode ficar menos efetivo ao longo do tempo devido ao desenvolvimento de resistência. O Comitê Brasileiro de Ação a Resistência a Fungicidas (FRAC-BR) recomenda as seguintes estratégias de manejo de resistência visando prolongar a vida útil dos fungicidas:
- Utilizar a rotação de fungicidas com mecanismos de ação distintos.
- Utilizar o fungicida somente na época, na dose e nos intervalos de aplicação recomendados no rótulo/bula.
- Incluir outros métodos de controle de doenças (ex. Resistência genética, controle cultural, biológico, etc.) dentro do programa de Manejo Integrado de Doenças (MID) quando disponíveis e apropriados.
- Sempre consultar um Engenheiro Agrônomo para orientação sobre as recomendações locais para o manejo de resistência.

MANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS
Recomenda-se, de maneira geral, o manejo integrado das doenças, envolvendo todos os princípios e medidas disponíveis e viáveis de controle. O uso de sementes sadias, variedades resistentes, rotação de culturas, época adequada de semeadura, adubação equilibrada, fungicidas, manejo da irrigação e outros visam o melhor equilíbrio do sistema.

Registado para culturas
Sojas