Certus

Fabricante
BAYER
Categoria
Fungicidas
Registrado até
Registro expirado
Número de registo
2407
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO
CERTUS
é um produto fungicida recomendado para controlar algumas doenças fúngicas nas culturas indicadas.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
Caso as condições locais permaneçam favoráveis à ocorrência da doença, as aplicações deverão ser repetidas em numero de até 3, semanalmente, fazendo rotação com produtos fungicidas de outros modos de ação, visando com esta pratica, minimizar os efeitos de resistência dos fungos aos fungicidas.
-Cebola, Batata, Tomate, Cenoura, Morango, Uva: As doses devem ser ministradas de acordo com as condições climáticas reinantes no período de condução da cultura, iniciadas preventivamente e variando de 100 a 150 ml p.c./100L de água ou (1,0 a 1,5 L.p.c./ha), numa vazão de 1000 litros de calda por hectare.
-Rosa: Aplicar a dose de 150 ml p.c./100L de água (1 ,5 L.p.c./ha), preventivamente, antes da colheita das rosas, utilizando uma vazão de 1000 litros de calda por hectare.

MODO/EQUIPAMENTO DE APLICAÇÃO
Pulverização terrestre em área total com auxilio de pulverizador manual costal, atomizadores ou equipamentos tratorizados adaptado com barras e bicos com pontas de jato cônico até a total cobertura das partes a serem protegidas pela calda fungicida, evitando-se o escorrimento do produto ao solo.
-Bicos de pulverização: Deverão ser utilizados em pulverização bicos de jacto cônico vazio da série "D" ou similar com a combinação adequada de ponta difusor (core) de maneira a termos uma cobertura uniforme do produto em toda planta, sem escorrimento para o solo.
-Faixa de deposição: A faixa de deposição será específica para cada tipo de equipamento utilizado, de maneira a termos uma deposição mínima de 60 gotas/cm² tendo um DMV de 120 a 150 micrômetros.
-Altura da barra: Em equipamentos de barra, esta deverá posicionar-se à uma distância de 50 cm do alvo desejado. Com turbo pulverizadores esta distância será no mínimo de 1 m do alvo desejado.
-Pressão de trabalho: Quando utilizar barra, a pressão deverá ser de 80 a 110 psi, com turbo pulverizadores a pressão de trabalho será de 60 a 100 psi.
-Volume de aplicação: 1000 litros de produto comercial por hectare. No caso de utilizar-se a dose para 100 litros de água, recomenda-se que seja feita a pulverização até ponto de escorrimento da calda, permitindo assim uma boa cobertura da superfície a ser protegida.
-Condições climáticas: Cuidar para que no momento da aplicação da calda a temperatura ambiente não seja superior a 27° C, a Umidade Relativa do Ar superior a 60% e os ventos de até 3 m/s, minimizando as perdas por deriva, volatização, ou evapotranspiração.

INTERVALO DE SEGURANÇA
Batata: 30 dias
Cebola: 14 dias
Cenoura: 14 dias
Morango: 03 dias
Rosa: U.N.A.*
Tomate: 03 dias
Uva:21 dias
* UNA: Uso Não Alimentar

LIMITAÇÕES DE USO
Fitotoxicidade para as culturas indicadas
: O produto não é fitotóxico quando aplicado nas culturas de batata, cebola, cenoura, morango, rosa, tomate, trigo e uva nas doses e condições recomendadas.
Outras restrições a serem observadas: Não há.

Manejo Integrado/Ecológico de Pragas
Recomenda-se, de maneira geral, o manejo integrado das doenças, envolvendo todos os princípios e medidas disponíveis e viáveis de controle. O monitoramento sistemático das doenças nas culturas recomendadas desde as respectivas implantações, constitui-se em uma ferramenta estratégica para o manejo integrado. O uso de sementes sadias, variedades resistentes, rotação de culturas, época adequada de semeadura, adubação equilibrada, fungicidas, manejo da irrigação e outros, visam o melhor equilíbrio do sistema.

Manejo de Resistência
Para as culturas que, durante o ciclo, exigem um elevado número de aplicações, recomenda-se:
-realizar a rotação de fungicidas com mecanismos de ação distintos, visando prevenir o aparecimento de fungos resistentes e prolongar a vida útil dos fungicidas na agricultura; utilizar o fungicida somente na época, na dose e nos intervalos de aplicação recomendados na bula;
-incluir outros métodos de controle de doenças (ex. resistência genética, controle cultural, biológico, etc.) dentro do programa de Manejo Integrado de Doenças (MID) quando disponíveis e apropriados.
-consultar um Engenheiro Agrônomo para o direcionamento das recomendações locais para o manejo de resistência.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Batatas1 - 1.5 l30
Cebolas1 - 1.5 l14
Cenouras1 - 1.5 l14
Morangos1 - 1.5 l3
Tomates1 - 1.5 l3
Videiras1 - 1.5 l21