Curbix 200 SC

Fabricante
BAYER
Categoria
Inseticidas
Registrado até
N/A
Número de registo
10806
Materiais ativos

Obs.: Este produto não está cadastrado na Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná, não podendo ser temporariamente recomendado/receitado nesse Estado.

CURBIX 200 SC é um inseticida de contato e ingestão do grupo fenilpirazol, indicado para o controle das pragas mencionadas nas culturas de arroz e cana de açúcar. 

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
Arroz: Para controle da bicheira-da-raiz-do-arroz, fazer aplicação no início da irrigação permanente. Realizar no máximo 1 aplicação no ciclo da cultura.
Cana-de-açúcar: Cupins: Aplicação é feita preventivamente sobre os “toletes-sementes” colocados no sulco de plantio, antes da operação de cobertura.
Cigarrinha-das-raízes: Aplicar quando for observado o nível de controle recomendado para cada situação e as condições de clima forem favoráveis para o desenvolvimento da praga (umidade e calor). Utilizar doses maiores quando se necessita um período mais prolongado de proteção e doses menores quando se precisa controlar apenas uma ou duas gerações da praga, mais ao final da época das chuvas, com necessidade de um menor período de proteção. Realizar no máximo 1 aplicação no ciclo da cultura.

MODO DE APLICAÇÃO
Arroz: Fazer aplicação no início da irrigação permanente, com presença de adultos da praga. Aplicação terrestre: Pulverização utilizando equipamentos terrestres (pulverizador autopropelido ou tratorizado). Os equipamentos devem ser dotados com bicos de jato, cone vazio da série D ou leque, com pressão de trabalho suficiente para proporcionar tamanho de gotas de 200 a 250 µm e densidade acima de 200 gotas/cm² e utilizando 200L de calda/ha.
Cana-de-açúcar: Cupins: A pulverização deve ser feita com auxílio de um pulverizador autopropelido ou tratorizado, dotado de bico do tipo leque (jato plano) dirigido ao sulco de plantio, sobre os “toletes”, utilizando volume de calda de 100 L/ha, procedendo-se a cobertura imediatamente após aplicação.
Cigarrinha-das-raízes: Aplicação terrestre: Para o controle da cigarrinha-das-raízes, utilizando pulverizador tratorizado, autopropelido ou pulverizador acoplado à colhedora, realizar as aplicações da calda inseticida em jato dirigido sobre a linha de cultivo, utilizando bicos tipo leque (jato plano) e 100 - 200 L de calda/ha.

INTERVALO DE SEGURANÇA
Arroz ............................75 dias
Cana-de-açúcar............180 dias

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS ÁREAS TRATADAS
Não entre na área em que o produto foi aplicado antes da secagem completa da calda (no mínimo 24 horas após aplicação). Caso necessite entrar antes desse período, utilize os equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados para o uso durante a aplicação.

LIMITAÇÕES DE USO
Os usos do produto estão restritos aos indicados no rótulo e bula. Quando este produto for utilizado nas doses recomendadas, não causará danos às culturas indicadas.

INFORMAÇÕES SOBRE O MANEJO DE RESISTÊNCIA
-O inseticida Curbix 200 SC contém o ingrediente ativo etiprole, pertencente ao grupo 2B, dos antagonistas dos canais de cloro mediados pelo GABA, na classificação de mecanismos de ação de inseticidas do IRAC.
-Para as culturas que normalmente exigem um número elevado de aplicações durante o ciclo vegetativo, tecnicamente é recomendada a rotação com inseticidas de grupos químicos e modo de ação diferentes, visando prolongar a vida útil dos inseticidas e retardar o aparecimento de pragas resistentes.
-Qualquer agente de controle de inseto pode ficar menos efetivo ao longo do tempo se o insetoalvo desenvolver algum mecanismo de resistência. Implementando as seguintes estratégias de manejo de resistência a inseticidas (MRI) poderíamos prolongar a vida útil dos inseticidas.
-Qualquer produto para controle de inseto da mesma classe ou modo de ação não deve ser utilizado em gerações consecutivas da mesma praga.
-Utilizar somente as doses recomendadas na bula.
-Sempre consultar um Engenheiro Agrônomo para direcionamento sobre as recomendações locais para o manejo de resistência de inseticidas (MRI).
-Para informações adicionais sobre resistência de insetos, modos de ação e monitoramento de resistência, visite o site do IRAC (Insecticide Resistance Action Committee).

INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS
Incluir outros métodos de controle de insetos (ex. Controle Cultural, Biológico, etc.) dentro do programa de Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponível e apropriado.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Arroz0.125 - 0.25 l75
Cana-de-açúcar1.5 - 3 l180