Curinga

Fabricante
ADAMA
Categoria
Inseticidas
Registrado até
N/A
Número de registo
8199
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO:
O CURINGA é um inseticida e acaricida organofosforado com ação de contato e ingestão, recomendado para o controle das pragas nas culturas de algodão, café, feijão, milho, soja e tomate.

CULTURAS, PRAGAS CONTROLADAS E DOSES:
Vide a seção “Indicações de Uso/Doses”

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:
ALGODÃO
a)Ácaro-branco: O controle deve ser feito inicialmente em reboleiras, no momento em que forem observadas as beiradas das folhas do ponteiro das plantas, viradas para baixo, além da presença de ácaros vivos. O controle em área total ou talhões deve ser feito quando houver 30%
de plantas com ácaros (observando 1 folha por planta) antes do início da rasgadura das folhas (observar folha da região do ponteiro).

b)Lagarta-das-maçãs: Quando houver 10% de infestação (1 lagarta pequena = menor que 10 mm) em 10 plantas examinadas.

c)Curuquerê: Quando encontrar uma lagarta (maior que 1,5 cm) por planta. Para lavoura sem maçã aberta, ou seja, até 110 dias da emergência da cultura. Quando encontrar 2 lagartas (maiores que 1,5 cm) por planta e/ou desfolhamento de até 10% no terço superior das plantas. Para lavouras no início da abertura das maçãs, ou seja, após 110 dias da emergência da cultura.

d)Pulgão-das-inflorescências: Aplicar quando houver 10% das plantas atacadas, não permitindo que estas desenvolvam colônia, principalmente para as variedades susceptíveis a viroses, nestes casos a tolerância é zero de presença de pulgões na área.  
Realizar de 1 a 3 aplicações com intervalo de 1 a 2 semanas.

CAFÉ
Bicho-mineiro-do-café: Aplicar quando 20% das folhas estiverem contaminadas, realizando 1 a 2 aplicações com intervalo de 22 dias.

FEIJÃO
Mosca-branca: Aplicar quando aparecerem as primeiras pragas, realizando 1 a 2 aplicações com 29 dias de intervalo.

MILHO
Lagarta-do-cartucho: Aplicar no período após a germinação até 60-70 dias de idade da cultura. Usar bico leque, com vazão de 200 a 300 L/ha, dirigido no cartucho do milho, realizando 1 a 2 aplicações com 30 dias de intervalo.

SOJA
a)Lagarta-da-soja: Antes da floração: controlar quando encontrar 30% de desfolhamento ou 40 lagartas (maiores que 1,5 cm) por batida de pano. Depois da floração: controlar quando encontrar 15% de desfolhamento ou 40 lagartas (maiores que 1,5 cm) por batida de pano.

b)Percevejo-da-soja e Percevejo-verde-pequeno:Lavoura de produção de grãos: controlar quando encontrar 4 percevejos (maiores que 0,5 cm) por batida de pano. Lavoura de produção de sementes: controlar quando encontrar 2 percevejos (maiores que 0,5 cm) por batida de pano. Realizar 1 a 2 aplicações com intervalo de 20 dias.

TOMATE INDUSTRIAL
Broca-pequena-do-fruto: Aplicar quando os frutos estiverem pequenos, realizando 3 a 4 aplicações com 9 dias de intervalo.Pode ser utilizado volume de aplicação de 1.000 L/ha de calda através de bicos do tipo cone vazio série X26 ou similar, espaçados em 25 cm um do outro sob pressão de 50 a 100 lb/pol².

OBSERVAÇÕES:Intercalar as aplicações de Curinga com outros inseticidas, recomendados e registrados para as respectivas culturas, de outros grupos químicos e que possuam modo de ação diferente deste (age no sistema nervoso do inseto) para que seja evitado o desenvolvimento de populações resistentes a este inseticida.

MODO DE APLICAÇÃO:A aplicação pode ser realizada através de equipamentos terrestres tratorizados, utilizando-se calda suficiente para dar uma cobertura uniforme às plantas.

Condições climáticas:Para obter uma melhor eficiência do produto a aplicação deverá ocorrer dentro dos seguintes parâmetros:-Umidade relativa do ar: superior a 50%-Temperatura: até 30º C-Vento: inferior a 10 km/h.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Algodão0.3 - 2 l21
Café1 - 1.5 l21
Feijões1 l25
Milho0.4 - 0.6 l21
Sojas0.4 - 1.5 l21
Tomates0 l21