Derosal 500 SC

Fabricante
BAYER
Categoria
Fungicidas
Registrado até
Registro expirado
Número de registo
1718491
Materiais ativos
Ligações

INSTRUÇÕES DE USO
DEROSAL 500 SC é um fungicida sistêmico, indicado no tratamento de doenças da parte aérea nas culturas de citros, feijão, trigo, soja e no tratamento de sementes de feijão, soja e algodão.

FORMA DE APLICAÇÃO
VIA TERRESTRE

FEIJÃO, SOJA e TRIGO: Utilizar equipamentos tratorizados adaptados barras dotadas de bicos cônicos da série D ou similar, velocidade do trator em torno de 6 km/h, pressão de trabalho entre 80 a 120 lb/pol2 e tamanho de gotas entre 200 a 400 micra, com uma densidade em torno de 60 gotas/cm2.
CITROS: Recomenda-se a aplicação com turbo atomizador acoplado ao trator. Respeitar a velocidade do trator em torno de 6 km/h, à uma pressão de trabalho entre 200 a 300 lb/pol2, com tamanho de gotas entre 200 a 400 micra, e densidade: em torno de 60 gotas/cm2.
VIA AÉREA
TRIGO, FEIJÃO e SOJA: Para aeronaves do tipo Ipanema, utilizar barras dotadas de bicos cônicos série D ou similar, com disco (core) com ângulo inferior 45° ou micronair com 4 atomizadores, seguindo a tabela do fabricante para ajuste do regulador de vazão(VRV), pressão e ângulo de pá. Volume de aplicação: 30 a 50 l/ha. Altura do vôo: com barras: 2 a 3 m do alvo a ser atingido. Largura da faixa de deposição efetiva: 15 m. Tamanho das gotas: 200 a 400 micra. Densidade de gotas: em torno de 60 gotas/cm2.
O sistema de agitação do produto no interior do tanque deve ser mantido em funcionamento durante toda a aplicação.

TRATAMENTO DE SEMENTES
ATENÇÃO: O tratamento de sementes com Derosal 500 SC deve ser através de máquinas apropriadas para tratamento de sementes.
No tratamento de sementes de feijão, soja e algodão destinados ao plantio, deve-se adicionar ao Derosal 500 SG, corante específico para tratamento de sementes.
O corante denominado Vermelho Sun, deve ser adicionado em água com o fungicida, misturando-se com as sementes que serão plantadas logo em seguida. Recomenda-se utilizar 15 ml de corante/100 kg de sementes.
As sementes tratadas, destinam-se única e exclusivamente para o plantio, não podendo ser utilizadas para o consumo humano ou animal.
Misturar homogeneamente o produto às sementes durante um período mínimo de 10 minutos em tambor giratório, betoneiras ou utilizar maquinas específicas para o tratamento de sementes. As sementes tratadas não devem ser utilizadas como alimento humano ou rações animais.
ALGODÃO: Diluir 80 ml do produto comercial em 400 ml e 900 ml de água, nas sementes sem linter e com linter respectivamente. Distribuir homogeneamente em 100 kg de sementes.
FEIJÃO e SOJA: Diluir 100 ml do produto comercial em 400 ml de água e distribuir homogeneamente em 100 kg de sementes.

ÉPOCA DE APLICAÇÃO
CITROS: Aplicar o produto quando 2/3 das pétalas da florada principal tenham caído. Em variedades suscetíveis e quando o período é chuvoso, uma segunda aplicação 4 a 6 semanas após a 1ª aplicação é recomendável.
FEIJÃO: Iniciar as aplicações preventivamente ao redor de 30 dias após a emergência e repetir a cada 10 a 15 dias de acordo com as condições climáticas e pressão da doença
SOJA: Iniciar a aplicação na fase de florescimento à formação de vagem, repetindo 15 a 20 dias após a primeira aplicação.
TRIGO: Realizar a primeira aplicação no início do espigamento e a segunda 8 a 10 dias após.

INTERVALO DE SEGURANÇA PARA AS CULTURAS EM QUE O PRODUTO É INDICADO: CULTURAS, PERÍDO DE CARÊNCIA 
Trigo: 35;
Citros: 07;
Feijão e Soja: 14;
Algodão, Feijão e Soja: Intervalo de segurança não determinado por referir-se a tratamento de semente e do solo durante o plantio.

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS TRATADAS
Para áreas pulverizadas recomenda-se aguardar o completo secamento do produto sobre a cultura tratada. Aguardar pelo menos 24 horas. Evitar sempre que possível, que pessoas alheias ao trato com a cultura e animais domésticos circulem pela área tratada.
Durante a manipulação de sementes tratadas recomenda-se utilizar luvas e botas.

LIMITAÇÕES DE USO
 Não foi observado nenhum sintoma de fitotoxicidade na germinação e nas plântulas de algodão, feijão e soja nas doses recomendadas. Não é recomendado o uso de Derosal 500 SC, em tratamentos de sementes com o uso de ferramentas manuais, ou com o uso de lonas plásticas. Sementes tratadas com o Derosal 500 SC destinam-se única e exclusivamente para o plantio, não podendo ser utilizados para consumo humano e animal. As embalagens utilizadas para acondicionar as sementes tratadas com Derosal 500 SC devem ser consideradas flexíveis e contaminadas, devendo seguir as orientações para Destinação de Embalagens Vazias Flexíveis.

Manejo Integrado/Ecológico de Pragas
É importante associar ao emprego de fungicidas, outro método de controle de fungos (cultural, biológico, etc,), sempre com base no programa de Manejo Integrado de Doença para cada cultura, quanto disponível e apropriado.

Manejo de Resistência
Para as culturas que, durante o ciclo, exigem um elevado número de aplicação recomenda-se realizar a rotação de fungicidas com mecanismo de ação diferenes visando prevenir o aparecimentoo de fungos resistentes e prolongar a vida útil dos fungicidas na agricultura.
Recomenda-se consultar um Engenheiro Agrônomo para o direcionamento das recomendações mais adequadas para o manejo e prevenção de resistência aos fungicidas.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Algodão0 ml
Citros0 ml7
Feijões500 ml14
Sojas500 ml14
Trigo-de-inverno600 ml35
Trigo-de-primavera600 ml35