Ethrel 720
- Fabricante
- BAYER
- Categoria
- Reguladores de crescimento
- Registrado até
- N/A
- Número de registo
- 3292
- Materiais ativos
- ethephon720 g/l
- Ligações
- MsdsModo de exibição
- RótuloModo de exibição
Obs.: Este produto não está cadastrado na Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná para a cultura do arroz, figo e manga, não podendo ser temporariamente recomendado/receitado neste Estado.
NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
Abacaxi: Pulverização da lavoura com adição de 2% de ureia na calda. A planta deverá receber 30 ml da solução no miolo ou coração da planta. A época ideal varia de 8 a 14 meses após o plantio do abacaxizeiro ou quando forem obtidas plantas vigorosas, capazes de suportar um fruto sadio, sem debilitar a planta. Doses:
- 482 g de i.a. ou 670 ml do p.c./ha nos meses de junho, julho e agosto.
- 720 g de i.a. ou 1 L do p.c./ha nos meses de março, abril, maio, setembro e outubro.
- 936 g de i.a. ou 1,3 L do p.c./ha nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro.
Arroz: A aplicação deverá ser realizada no início da diferenciação floral. Única aplicação.
Café: A aplicação deverá ser realizada quando 90% dos frutos da “saia” das plantas de café estiverem fisiologicamente maduros. Isso pode ser percebido cortando-se os frutos com o auxílio de um material cortante; se o interior estiver duro, com o grão formado, indica que os frutos estão fisiologicamente maduros. Única aplicação.
Cana-de-açúcar: Aceleração da maturação: A pulverização aérea dentro dos parâmetros recomendados, quando houver necessidade de acelerar a maturação da cultura. Aumento da biomassa: Pulverizar o produto sobre as mudas (“toletes”), após a colocação das mesmas no sulco de plantio, cobrindo-as imediatamente após.
Figo: o produto deverá ser aplicado na cultura da Figueira, diretamente sobre os frutos na fase de flor com ostíolo rosado (completamente desenvolvido). Para a aplicação, utilizar pincéis com ponta de esponja ou qualquer outro equipamento que distribua uniformemente a calda por sobre o fruto.
Manga: Indução do florescimento: aplicar em pulverização das árvores, utilizando-se para isto 40 a 60 ml do produto diluídos em 100 litros de água, em duas aplicações espaçadas de 15 dias, em média.
Soja: A aplicação deverá ser de 25 a 30 dias após a germinação da cultura ou seja, quando a mesma estiver com 4 a 6 folhas verdadeiras (estádio V7 Fehr et.al 1971). Única aplicação.
Uva: A aplicação deverá ser de 15 a 20 dias antes da realização da poda de frutificação. Única aplicação.
MODO DE APLICAÇÃO: Prepare a quantidade de calda que será utilizada no dia, não deixe produto preparado de um dia para o outro. Evite o derramamento do produto concentrado sobre o equipamento de pulverização ou aeronaves. Lave as partes atingidas pelo produto, com bastante água.
Para a preparação da calda é recomendável fazer uma pré-diluição, usando um recipiente e em seguida despejar no tanque do pulverizador, a fim de evitar possíveis derrames do produto concentrado sobre o equipamento de pulverização ou aeronaves.
Devido à natureza ácida do produto, o contato prolongado do mesmo com superfícies plásticas, acrílicas, algumas tintas e metais, pode provocar danos. Lave perfeitamente com água e detergente todos os materiais acrílicos e plásticos expostos (por exemplo: o para-brisa da aeronave), e as superfícies pintadas imediatamente após a exposição do produto.
No fim do período de cada dia de trabalho, lave perfeitamente com água e detergente todas as partes metálicas da aeronave e equipamento de pulverização expostos do produto.
Informações sobre equipamento de aplicação:
ETHREL 720 deve ser aplicado com aparelhos normais de pulverização, pulverizador costal manual, equipamentos tratorizados e aeronaves agrícolas, seguindo as seguintes recomendações:
A vazão indicada para aplicação terrestre é de 200 a 500 litros de água por hectare. Usar conjunto de barras e bico de jato cônico vazio com a combinação de ponta e difusor (core) adequado a uma cobertura uniforme da cultura sem escorrimento do produto. A barra deverá estar posicionada à altura de 50 cm, em relação ao alvo de deposição. A pressão de trabalho deverá ser entre 80 - 100 psi.
Para aplicação aérea:
a vazão recomendada é de 30 litros/ha.
Usar conjunto de barras e bico com pontas de pulverização de jato cônico vazio.
Aviões tipo Ipanema (qualquer modelo) utilizar o total de 40-42 bicos na barra, fechando as das extremidades das asas em número de 4 a 5, para evitar o arraste das gotas.
Ângulo de trabalho dos bicos 110 a 180° em relação à linha de voo e de acordo com as condições climáticas. VMD -120 a 150 micrômetros, mínimo 40 gotas/cm2.
Não se recomenda o uso de micronair .
Faixa de aplicação: 15 metros para avião Ipanema (qualquer modelo). Para outros aviões contatar a Área de Tecnologia de aplicações da Bayer S/A. Em aplicações no sulco de plantio visando aumento da biomassa utilizar equipamento terrestre dotado de bico leque, com a combinação de ponta e difusor (core) adequado para uma cobertura uniforme das mudas (“toletes”).
A barra deverá estar posicionada a uma distância do alvo de deposição que permita uma cobertura uniforme das mudas (“toletes”), e uma pressão de trabalho entre 40 e 60 psi.
INTERVALO DE SEGURANÇA
Abacaxi............................. 14 dias
Arroz................................. 30 dias
Café.................................. 30 dias
Cana-de-açúcar ................. 50 dias
Figo .................................. 05 dias
Manga ................................(1)
Soja ................................ 106 dias
Uva ....................................(1)
(1) Não determinado devido à modalidade de emprego
INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS: Não entre na área em que o produto foi aplicado antes da secagem completa da calda (no mínimo 24 horas após a aplicação). Caso necessite entrar antes desse período, utilize os equipamentos de proteção individual (EPI’s) recomendados para o uso durante a aplicação.
LIMITAÇÕES DE USO:
PARA CULTURA DA SOJA:
- Por se tratar de um produto que irá promover um maior desenvolvimento das plantas de soja, ou seja, maior engalhamento, número de vagens, enraizamento, etc., com incremento de produção, recomendase uma complementação nutricional quando necessário.
- Recomendado para áreas de solos férteis, lavouras com potencial de alta produtividade, evitando solos com ocorrência de alumínio tóxico.
- Não é recomendada a aplicação do Ethrel 720 em culturas que estejam estressadas ou que tenham sofrido qualquer sintoma de stress anteriormente.
- Respeitar o intervalo de 7 dias antes ou após a aplicação do herbicidas para folhas largas para aplicação do Ethrel 720.
- Região Centro-Sul: os melhores resultados são obtidos nas semeaduras realizadas até 10 de dezembro, assim não se recomenda a aplicação do Ethrel 720 após a data de 10 de janeiro.
- Região Central do Brasil: os melhores resultados são obtidos nas semeaduras realizadas até 15 de novembro, assim não se recomenda aplicar o Ethrel 720 após a data de 15 de dezembro.
- Região de Balsas no Estado do Maranhão: os melhores resultados são obtidos nas semeaduras realizadas até a segunda quinzena de outubro, assim não se recomenda a aplicação após a data de 30 novembro.
- Por se tratar de um fito hormônio, diferentes cultivares respondem diferentemente à aplicação do Ethrel 720. Portanto, antes da aplicação, consulte a lista de cultivares recomendados junto a seu fornecedor.
PARA AS DEMAIS CULTURAS:
Fitotoxicidade: o produto quando aplicado nas culturas e doses recomendadas não apresenta fitotoxicidade. Não misturar com produtos de reação fortemente alcalina. Corrigir o pH da água para índices entre 5 e 6 para que haja uma boa resposta e efeito do produto sobre o alvo desejado.
Na cultura do café, não aplicar em plantas com alto índice de infestação de pragas e ou doenças
Registado para culturas | Taxa | Intervalo de segurança |
---|---|---|
Abacaxis | 670 - 1300 ml | 14 |
Arroz | 330 - 500 ml | 30 |
Café | 0 ml | 30 |
Cana-de-açúcar | 500 - 660 ml | 50 |
Figos | 0 ml | 5 |
Mangas | 0 ml | |
Sojas | 150 ml | 106 |
Videiras | 0 ml |