Excolha

Categoria
Fungicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
413
Materiais ativos
Ligações

INSTRUÇÕES DE USO:


O produto EXCOLHA é um fungicida sistêmico, com ação preventiva e curativa, inibidor da biossíntese de ergosterol, do grupo químico dos triazois, indicado para aplicação foliar com pulverização terrestre motorizada e costal nas seguintes culturas: batata, café, feijão, milho, e trigo.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:
BATATA:
O controle deve ser feito no aparecimento dos primeiros sintomas a partir do final do desenvolvimento foliar, fase que coincide com o fechamento das linhas e início do desenvolvimento dos tubérculos.
Realizar de 3 a 4 aplicações.
CAFÉ:
Aplicações preventivas iniciando-se em dezembro/janeiro, com um máximo de 2 aplicações, até março, que, em condições normais, é o período crítico da doença. Quando for constatada a doença atacando ponteiros no final do período das chuvas (abril/maio), fazer 1 a 2 aplicações, com intervalo de 28 dias. Volume de calda: 500 L/ha.
FEIJÃO:
A doença pode ocorrer com alta intensidade mesmo nos estádios iniciais da cultura, desta forma, se aos 30-35 dias após o plantio, 20% dos folíolos apresentarem sintomas da doença, deve se iniciar a aplicação. Recomenda-se no máximo 3 aplicações com intervalos de 15 dias. Volume de calda: 300 L/ha.
MILHO:
Iniciar as aplicações no aparecimento dos primeiros sintomas, reaplicando com intervalos de 15 dias.
Realizar no máximo 4 aplicações. Volume de calda: 300 L/ha.
TRIGO:
Iniciar o controle a partir do estádio de alongamento, quando as doenças alcançarem o valor de 5% da área foliar ou 80% de incidência. Realizar no máximo 2 aplicações por ciclo da cultura com intervalos de 10 dias. Volume de calda: 300 L/ha.

MODO DE APLICAÇÃO:
- PREPARO DA CALDA TERRESTRE MOTORIZADA: Colocar no tanque pulverizador 1/4 (25%) de sua capacidade com água limpa, adicionar a quantidade recomendada do produto e completar o volume com água, mantendo a calda sob contínua agitação. A agitação deve ser constante durante a preparação e aplicação do produto. Prepare somente a quantidade necessária de calda para uma aplicação, pulverizando o mais rápido possível após o seu preparo. Caso aconteça algum imprevisto que interrompa a agitação do produto possibilitando a formação de depósitos no fundo de tanque do pulverizador, agitar vigorosamente a calda antes de reiniciar a operação.
- PREPARO DA CALDA TERRESTRE COSTAL: Colocar 1/3 do volume do pulverizador com água, depois colocar a dose recomendada do produto e em seguida completar com água até o volume desejado de calda. Manter sempre a calda em agitação.
- APLICAÇÃO TERRESTRE MOTORIZADA:
O produto deve ser emulsionado em água e aplicado na forma de pulverização utilizando pulverizadores tratorizados equipados com barra de pulverização com bicos cônicos, com pressão de 80 a 100 lb/pol2. Devido à sua formulação, necessita ser agitado antes do preparo da calda. A calda deve ser mantida em agitação durante a pulverização.
- APLICAÇÃO TERRESTRE COSTAL:
O produto deve ser emulsionado em água e aplicado na forma de pulverização utilizando pulverizador costal manual com tanque de 20 L, com bico de jato plano Teejet, pressão máxima de 6 kgf cm2, cujo mecanismo é acionado manualmente através de alavanca.
Devido à sua formulação, necessita ser agitado antes do preparo da calda. A calda deve ser mantida em agitação durante a pulverização.
Evitar aplicar na presença de ventos fortes, nas horas mais quentes do dia e umidade relativa do ar abaixo de 50%. Caso ocorram chuvas logo após a pulverização, repetir a aplicação do fungicida.
Limpeza do Equipamento de aplicação: Antes da aplicação, verificar se o equipamento está limpo e bem conservado. Após a utilização, o equipamento de aplicação deverá ser lavado imediatamente, para evitar a formação de depósitos sólidos que podem se tornar difíceis de serem removidos. Este procedimento deverá ser feito longe de nascentes, fontes de água e de plantas úteis.
Para a sua realização, siga os seguintes passos:
1. Esvaziar o equipamento de pulverização. Enxaguar completamente o pulverizador e fazer circular água limpa pelas mangueiras, barras e bicos. No caso da existência de depósitos do produto, os mesmos devem ser soltos e removidos.
2. Remover e limpar os bicos, filtros e difusores em um balde com a solução de limpeza.
3. Enxaguar completamente o pulverizador, mangueiras, barra e bicos com água corrente.
4. Descartar a água remanescente da lavagem em um fosso seco, Ionge de mananciais de água e de culturas sensíveis ao ingrediente ativo e quando possível, armazenar a água de limpeza em local adequado para futura aplicação do mesmo ingrediente ativo.
5. Para reutilizar a água armazenada, observar se mantém a qualidade adequada para aplicação e, caso contrário, descartar conforme item 4.

Registado para culturas
Batatas
Café
Feijões
Milho
Trigo-de-inverno
Trigo-de-primavera