Fezan

Fabricante
Oxon
Categoria
Fungicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
15417
Materiais ativos
Ligações

INSTRUÇÕES DE USO:
FEZAN é um fungicida sistêmico do grupo dos triazóis, indicado para o controle de doenças em diferentes cultivos, com ação preventiva e curativa.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:
Milho: Para o controle de Ferrugens e Helmintosporiose: recomenda-se iniciar as aplicações ao aparecimento dos primeiros sintomas da doença, reaplicando com intervalos de 15 dias.
Realizar no máximo 3 aplicações por ciclo da cultura.
Soja: Para o controle de Oídio, iniciar as pulverizações quando 50% da área foliar apresentar sintomas, repetindo sempre quando este índice for atingido novamente. Com relação às doenças de final de ciclo (Mancha-púrpura-da-semente e Mancha-parda): fazer a primeira aplicação no início da granação (estádios R5.2 a R5.4) e uma segunda pulverização no final da granação, vagens verdes com volume máximo (estádios 6 a 7.1). Realizar no máximo 3 aplicações por ciclo da cultura.
Trigo: O controle de Oídio deve ser iniciado quando a incidência, em folhas, durante o estádio de afilhamento situar-se entre 10-15%. Pulverizações preventivas contra Giberela devem ser realizadas quando se observar o maior número de flores abertas. Contra a Brusone, a primeira aplicação preventiva deve ser feita no início do espigamento, complementada por mais uma num intervalo de 10 a 12 dias. Contra Ferrugens e Manchas foliares (Helmintosporiose, Mancha-amarela, Mancha-dasglumas e Mancha-salpicada) - iniciar o controle a partir do estádio de alongamento, quando as doenças alcançarem o valor de 5% da área foliar ou 80% de incidência. Realizar no máximo 3 aplicações por ciclo da cultura.

MODO DE APLICAÇÃO:
A dose recomendada deve ser diluída em água e pulverizada com o uso de equipamentos terrestres ou aeronaves.
Aplicação terrestre: usar pulverizadores de barra com bicos cônicos (D2), com pressão de 80 a 100 lb/pol2 e vazão de 200 a 300 L de calda/ha.
Aplicação aérea na cultura do trigo: usar micronair ou barra equipada com bicos cônicos D6 a D12, altura de vôo de 2 a 4 m, pressão da bomba 30 a 50 L b/pol2 , vazão de 10 a 20 L/ha para micronair e 20 a 30 L/ha quando se emprega barra, largura da faixa de deposição 15 a 18 m, com densidade mínima de 80 gotas/cm2.

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS:
Não entre na área em que o produto foi aplicado antes da secagem completa da calda (no mínimo 24 horas após a aplicação). Caso necessite de entrar antes desse período, utilize os equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados para o uso durante a aplicação.

INTERVALO DE SEGURANÇA PARA A CULTURA INDICADA:
Milho  15
Soja   30
Trigo  35

LIMITAÇÕES DE USO:
- Os usos do produto estão restritos aos indicados no rótulo e bula;
- Não aplicar FEZAN em mistura com outros agrotóxicos;
- Não aplicar FEZAN contra o vento;
- Não aplicar FEZAN sob chuva ou prenúncio de chuva.

Registado para culturas
Milho
Sojas
Trigo-de-inverno
Trigo-de-primavera