Hexin 500 SC

Fabricante
HELM
Categoria
Fungicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
11612
Materiais ativos
Ligações

INSTRUÇÕES DE USO:
HEXIN 500 SC é um fungicida sistêmico do grupo químico dos benzimidazóis, indicado no tratamento de doenças da parte aérea nas culturas de algodão, citros, feijão e soja, com ação preventiva e curativa e no tratamento de sementes de soja.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:
Aplicações Foliares:
Algodão: Em condições climáticas normais, iniciar a aplicação preventivamente aos 30 dias após a emergência, repetindo o tratamento em intervalos de 15 dias. Realizar no máximo 3 (três) aplicações durante o ciclo da cultura.
Citros: Pulverização com fungicidas na época de formação de folhas novas e após a floração.
Aplicar quando 2/3 das pétalas da florada principal tenham caído. Em variedades suscetíveis e quando o período é chuvoso, uma segunda aplicação 4 a 6 semanas após a 1ª aplicação é recomendável.
Feijão: Iniciar as aplicações preventivamente ao redor de 30 dias após a emergência e repetir a cada 10 a 15 dias de acordo com as condições climáticas e pressão da doença. Realizar no máximo 3 (três) aplicações.
Soja: Iniciar a aplicação na fase de florescimento à formação de vagem, repetindo 15 a 20 dias após a primeira aplicação. Realizar no máximo 2 (duas) aplicações durante o ciclo da cultura.
Tratamento de semente Misturar o produto às sementes antes da semeadura.

MODO DE APLICAÇÃO:
HEXIN 500 SC é indicado para aplicação em mistura com água.
Para a aplicação foliar nas culturas recomendadas, HEXIN 500 SC poderá ser utilizado na forma de pulverização via terrestre ou aérea, visando cobrir uniformemente caules, folhas e/ou frutos da cultura.
Para tratamento de sementes HEXIN 500 SC deverá ser diluído previamente, na proporção de 100 mL de produto em 400 mL de água, e misturado homogeneamente em 100 kg de sementes durante um período mínimo de 10 minutos em tambor giratório, betoneiras ou outros equipamentos específicos para este fim.
ATENÇÃO: As sementes tratadas destinam-se única e exclusivamente para o plantio, não podendo ser utilizadas para o consumo humano ou animal. Durante o procedimento, deve-se adicionar um corante específico para tratamento de sementes. O corante denominado
Vermelho Sun deve ser adicionado na água com o fungicida, misturando-se com as sementes que serão plantadas logo em seguida. Recomenda-se utilizar 15 mL de corante / 100 kg de sementes.

EQUIPAMENTOS:
APLICAÇÃO VIA TERRESTRE:
ALGODÃO, FEIJÃO e SOJA: Utilizar pulverizador tratorizado dotado de barras com bicos cônicos da série D ou similar; Velocidade do Trator: em torno de 6 km/h; Pressão de trabalho: 80 a 120 lb/pol²; Tamanho de gotas: 200 a 400 micra; Densidade de gotas: em torno de 60 gotas/cm².
CITROS: Aplicar através de equipamentos pulverizadores ou atomizadores tratorizados, adequados ao porte da cultura, visando obter uma boa cobertura de pulverização das plantas.
Como referência recomenda-se utilizar uma pressão de trabalho entre 200 e 300 lb/pol 2 e usando um volume de 1000 L de calda/ha.

Preparo da calda: agitar bem a embalagem do produto antes de colocar no tanque de aplicação. Primeiro adicionar água limpa no tanque até a metade, em seguida colocar o produto na quantidade adequada conforme controle a ser realizado (cultura/alvo), completando com água limpa até a quantidade de calda estabelecida para a aplicação.
Volumes de calda: Algodão: 200 L/ha; Feijão: 300 a 600 L/ha; Soja: 300 a 400 L/ha; Citros: 1000 L/ha ou utilizar 5 a 15 L de calda por pé, dependendo da altura e volume da copa.
Condições de aplicação: Realizar as aplicações nas horas mais frescas do dia, ou seja, no início da manhã ou final da tarde com ventos de até 10 km/ha, temperatura máxima de 30ºC e umidade relativa mínima de 50%.

APLICAÇÃO VIA AÉREA:
ALGODÃO, FEIJÃO e SOJA: Para aeronaves Ipanema, utilizar barras dotadas de bicos cônicos série D ou similar, com disco (core) com ângulo inferior a 45° ou micronair com 4 atomizadores, seguindo a tabela do fabricante para ajuste do regulador de vazão (VRV),
pressão e ângulo de pá. Volume de aplicação: 30 a 50 L/ha. Altura do voo: com barras: 2 a 3 m do alvo a ser atingido largura da faixa de deposição efetiva: 15 m. Tamanho das gotas: 200 a 400 micra. Densidade de gotas: em torno de 60 gotas/cm2.
METEOROLÓGICAS: Ventos de no máximo 10 km/hora; temperatura máxima de 30ºC; umidade relativa do ar: mínimo de 50%.
Tanto para pulverização terrestre quanto aérea, a escolha do volume de calda e o tamanho de gotas a serem utilizados, deve levar em consideração as condições climáticas e o stand da cultura, conforme orientações do engenheiro agrônomo.

Registado para culturas
Algodão
Citros
Feijões
Sojas