Hussar

Fabricante
BAYER
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
1404
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO
HUSSAR é um herbicida sistêmico seletivo, de aplicação terrestre e aérea do grupo Sulfonilureia, indicado para o uso em pós-emergência no controle das pragas mencionadas.

NÚMERO, ÈPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:
Arroz: A aplicação pode ser realizada até o pleno perfilhamento da cultura. Fazer apenas uma aplicação.
Trigo: Aplicar o produto em pós-emergência inicial e mediana das plantas daninhas. Especificamente para o controle da aveia-preta, realizar a aplicação até a fase de início do perfilhamento (1 perfilho) e para o controle da Buva, aplicar nos estádios de desenvolvimento do 2 a 4 folhas. Fazer apenas uma aplicação.
Cana-de-açúcar: Aplicar o produto quando a cultura apresentar-se com até 50 cm de altura. Fazer apenas uma aplicação.

MODO DE APLICAÇÃO: Aplicar o produto desde a pós-emergência das culturas e das plantas daninhas, com adição do espalhante adesivo a base de lauril éter sulfato de sódio 0,3% da calda de aplicação, com auxílio de pulverizadores terrestres manuais costais ou tratorizados e aeronaves agrícolas.
Frequência de Aplicação: Urna única aplicação é suficiente para o controle das plantas daninhas durante todo o ciclo das culturas.
Preparo da Calda: Com o agitador em movimento, colocar água no tanque do pulverizador até 1/2 de sua capacidade, e adicionar Hussar. Após ter adicionado 3/4 do volume do tanque, colocar o adjuvante adesivo recomendado e completar com o volume.
Aplicação terrestre: Pulverização sobre plantas, formando urna cobertura uniforme, utilizar pulverizadores terrestres, costais ou mecanizados, equipados de barra com bico de jato cônico ou jato plano (leque) da série 80.02; 80.03; SO.02; 110.02; 110.03 e 110.04.
A pulverização deve ser a volume normal, usando-se pressão do pulverizador ao redor de 40 a 60 lb/pol2 , o que corresponde a uma vazão de 200 a 300 litros de água por hectare. Efetuar a regulagem do equipamento para se obter uma densidade média de gotas acima de 40 gotas/cm2 .
Recomenda-se uma velocidade de trabalho do trator em torno de 6 km/h. Obs.: No caso de outros equipamentos, estes devem proporcionar boa cobertura das plantas daninhas.
Aplicação aérea: Hussar deve ser aplicado com um volume de calda de 30 a 50 litros/ha através de aeronaves agrícolas com barra equipada com bicos tipo cônico (D8 ou D10, core 44 a 46) com altura de voo de 4-5m do alvo a ser atingido, e largura de faixa de deposição efetiva de 15m (Aviões tipo Ipanema).
Condições Climáticas
Observar principalmente a umidade relativa do ar que deverá estar acima de 60%, temperatura no momento da aplicação inferior a 28°C e superior a 10°C e a velocidade do vento inferior a 10 km/h, visando reduzir ao máximo as perdas por evaporação.
Limpeza do Equipamento de Pulverização: Esvaziar completamente o tanque de pulverização logo após o seu uso, limpar os bicos e filtros iniciando-se pelo filtro do pulverizador. Esborrifar água sanitária nas paredes do pulverizador e completar 1/10 da capacidade do tanque com água limpa, e pulverizar uma área não tratada, repetindo o processo anterior mais uma vez.

INTERVALO DE SEGURANÇA
Arroz ...........................................................60 dias
Cana-de-açúcar ............................................92 dias
Trigo ...........................................................70 dias

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS ÁREAS TRATADAS
Após 24 horas ou se as partes tratadas estiverem úmidas, usar macacão de algodão hidrorrepelente com mangas compridas, luvas e botas de borracha.

LIMITAÇÕES DE USO
- Após o produto ter sido aplicado em determinada área, aguardar 30 (trinta) dias para semeadura de aveia e/ou azevém, na mesma área;
- O produto não promove efeitos negativos quando utilizado dentro das instruções de uso;
- Como se trata de um produto aplicado na pós-emergência os melhores resultados são obtidos quando as plantas daninhas se apresentam em condições favoráveis de desenvolvimento;
- Não aplicar o produto em períodos extremamente secos com as plantas daninhas e a cultura em condições de estresse hídrico;
- Utilizar isoladamente, exceto mistura com espalhantes recomendados. Há possibilidade de redução do crescimento inicial com rápida recuperação quando aplicado na cultura do trigo;
- Para o bom funcionamento do produto deve ser observado um período de 2 horas sem ocorrência de chuvas ou orvalhos intensos:
- Respeitar o prazo de 90 dias para semeadura das culturas de soja, milho, girassol, algodão, feijão e hortaliças;
- Hussar nas doses recomendadas mostrou-se seletivo para as culturas as quais está sendo indicado;
- Evitar a utilização de herbicidas, inclusive HUSSAR, em áreas sujeitas à erosão e ao escoamento superficial;
- Não misturar o herbicida com adubos líquidos.

INFORMAÇÕES SOBRE O MANEJO DE RESISTÊNCIA
O uso continuado de herbicidas com o mesmo mecanismo de ação pode contribuir para o aumento de população de plantas daninhas a ele resistentes.
Como prática de manejo de resistência de plantas daninhas, deverão ser aplicados herbicidas, com diferentes mecanismos de ação, devidamente registrados para a cultura.
Não havendo produtos alternativos, recomenda-se a rotação de culturas que possibilite o uso de herbicidas com diferentes mecanismos de ação. Para maiores esclarecimentos, consulte um Engenheiro Agrônomo.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Arroz70 - 100 g60
Cana-de-açúcar200 - 400 g92
Trigo-de-inverno70 - 100 g70
Trigo-de-primavera70 - 100 g70