Lepinox Plus

Fabricante
CBC Group
Categoria
Inseticidas
Registrado até
N/A
Número de registo
1366

Modo de Ação

Bacillus thuringiensis (Bt) é uma bactéria Gram-positiva que existe naturalmente no solo. Durante a sua esporulação, produz um cristal proteico, a substância ativa dos produtos formulados. Os cristais podem conter uma ou mais proteínas inseticidas, denominadas Cry, mas também delta- endotoxinas ou toxinas Cry. As proteínas Cry tornam-se tóxicas para muitas espécies de insetos após a sua ingestão e solubilização no intestino médio das larvas. O Bt atua por ingestão, o inseto pára de se alimentar imediatamente e morre em dois dias.

A capacidade inseticida dos B. thuringiensis foi descoberta há mais de 90 anos. No entanto, foi utilizado comercialmente pela primeira vez apenas em 1940. O Bacillus thuringiensis ssp. kurstaki HD-1 foi descoberto no final dos anos 60. Esta estirpe é consideravelmente mais eficaz contra lepidópteros e ainda tem efeito em dípteros. A nova estirpe Bt EG 2348, com a substância ativa das formulações Bt da Intrachem, foi criada usando técnicas avançadas de biologia molecular através de um processo chamado transconjugação. Esta estirpe Bt produz diferentes toxinas Cry (toxina Cry 1Aa, 1Ac e 2A).

As proteínas Cry, detentoras do poder tóxico contra os insetos, são sintetizadas na forma de protoxinas. Estas são clivadas por proteases e desta forma são ativadas. Após o reconhecimento da toxina, esta provoca a formação de poros e um desequilíbrio iónico pelo aumento de transporte de potássio (K+) e outros catiões para o interior da célula. Como resultado deste fenómeno dá-se a destruição das microvilosidades, hipertrofia de células epiteliais, vacuolização do citoplasma e lise celular.

O inseto ao ingerir o B. thuringiensis e com ele o cristal proteico, este é solubilizado no intestino médio do inseto, provocando a paralisia dos músculos e septicemia resultando na morte do inseto.

Usos e Condições de Aplicação

LEPINOX PLUS É um inseticida microbiológico com alta especificidade de ação contra larvas de lepidópteros e atua por ingestão. Tratar antes de se verificarem estragos avultados das folhas, causados pelas larvas. Depois de consumir a dose letal de LEPINOX PLUS, as larvas deixam de se alimentar, mas podem permanecer nas folhas dois dias antes de morrer.

Registado para culturasTaxa
Videiras0.75 - 1.5 kg
Couve-flor0.75 - 1.5 kg
Aipo0.75 - 1.5 kg
Alface0.75 - 1.5 kg
Espinafre0.75 - 1.5 kg
Rúcula0.75 - 1.5 kg
Feijões0.75 - 1.5 kg
Melancia0.75 - 1.5 kg
Pepinos0.75 - 1.5 kg
Tomates0.75 - 1.5 kg
Morangos0.75 - 1.5 kg
Lúpulo0.75 - 1.5 kg
Algodão0.75 - 1.5 kg
Fumo, Tabaco0.75 - 1.5 kg