Orius 250 EC

Fabricante
ADAMA
Categoria
Fungicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
2599
Materiais ativos
Ligações

INSTRUÇÕES DE USO:
ORIUS 250 EC é um fungicida do grupo químico triazol que contém o ingrediente ativo TEBUCONAZOL, 250 g/L, na formulação concentrado emulsionável, tendo uma ação sistêmica.

CULTURAS:
O fungicida ORIUS 250 EC é recomendado para o controle de doenças nas culturas da banana, batata, cebola, cevada, feijão, maçã, soja, tomate e trigo.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:

BANANA: A quantidade de calda será de 15 L/ha e o produto deverá ser diluído com óleo mineral na seguinte proporção de 14,6 Litros de óleo + 0,4 Litros de ORIUS 250 EC, aplicado em ultra baixo volume através de atomizadores costais e tratorizados. Em aplicação aéra será utilizado pontas do tipo micronair ou bicos obedecendo ao limite de 15 L/ha. Intervalo: Aplicar preventivamente ao aparecimento dos sintomas visando principalmente a proteção das folhas mais novas (número 0, 1 e 2). O intervalo entre aplicações dependerá das condições favoráveis ou não ao patógeno. Em condições de alta pressão para Sigatoka-negra utilizar intervalos de 14 dias entre aplicações.

BATATA: as pulverizações devem ser realizadas quando as folhas das plantas estiverem em fase de fechamento das linhas. Realizar entre 3 a 4 pulverizações a partir do aparecimento dos primeiros sintomas da doença.

CEBOLA: iniciar as pulverizações a partir do aparecimento dos primeiros sintomas das doenças. Realizar até 4 pulverizações, em intervalos quinzenais.

CEVADA: quando o nível de incidência do aparecimento das doenças atingirem 5% da superfície foliar.

FEIJÃO: iniciar as pulverizações a partir do início do florescimento, na ocorrência dos primeiros sintomas da doença. Realizar até 4 aplicações em intervalos quinzenais.

MAÇÃ: efetuar pulverizações durante o ciclo vegetativo - somente, a partir do início da brotação. Pulverizar a cada semana ou 10 dias, dependendo da incidência da ocorrência da doença.

SOJA: Oídio – iniciar as aplicações quando a severidade da doença atingir em torno de 20% da área foliar infectada e repetir quando este índice for atingido novamente.
Doenças de final de ciclo – fazer aplicações preventivas a partir do estádio R4 (quando a maioria das vagens do terço superior estiverem com 2-4 cm).

TOMATE: iniciar as pulverizações a partir do florescimento, na ocorrência dos primeiros sintomas da doença. Realizar até 4 pulverizações em intervalos quinzenais.

TRIGO: iniciar as pulverizações quando o nível de infecção atingir entre 10 a 15% na fase de perfilhamento e quando doenças como Helminthosporiose e ferrugens manifestarem os primeiros sintomas nas folhas e/ou colmos. Realizar até 2 aplicações em intervalos quinzenais.

Atenção: O número e intervalo de aplicações depende das condições climáticas que podem favorecer ou retardar o aparecimento das doenças nas culturas. Recomenda-se fazer vistoria constante nas lavouras pois, quando se trata de doenças foliares, recomenda-se fazer o tratamento somente após o aparecimento dos primeiros sintomas da doença. Neste sentido, o número de aplicações torna-se bastante variável.

INTERVALO DE SEGURANÇA (período que deverá transcorrer entre a última aplicação e a colheita): tomate: 07 dias, cebola e feijão: 14 dias, maçã: 20 dias, batata: 30 dias, cevada e trigo: 35 dias, soja: 30 dias.

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS: Mantenha pessoas longe da área tratada por um período mínimo de 48 horas e/ou até a secagem completa da calda de aplicação; fora deste período, utilize protetor ocular (óculos ou viseira facial), máscara apropriada, luvas e botas de borracha, macacão com mangas compridas e chapéu de aba larga.

LIMITAÇÕES DE USO: Uso exclusivamente agrícola. Fitotoxicidade para as culturas indicadas:
Ausente se aplicado de acordo com as recomendações. Aplicar somente as doses recomendadas. Não aplicar sobre frutos na cultura da maçã.. Não aplicar sobre frutos na cultura da maçã. Não aplicar o produto em dias nublados ou na probabilidade de ocorrência de chuvas e ventos fortes.Caso ocorram chuvas logo após a pulverização, repetir a aplicação do fungicida.Evitar aplicações sob condições de orvalho na cultura. Aplicar somente após seu desaparecimento.

MODO DE APLICAÇÃO:
ORIUS 250 EC deve ser diluído em água, e aplicado na forma de pulverização. Banana, Cevada, Feijão, Soja e Trigo: aplicar na forma de pulverizações terrestres ou aéreas. Batata, Cebola, Maçã e Tomate: aplicar na forma de pulverizações terrestres que permitam uma melhor cobertura da área foliar da planta. O produto deve ser aplicado com equipamentos que proporcionem uma contínua agitação da calda, sejam equipamentos terrestres como pulverizadores costais (manuais ou motorizados), tratorizados com barra, ou através de aeronaves (dependendo da cultura).

. Banana: O produto é indicado para ser aplicado em mistura com óleo mineral.
Aplicação terrestre: Para aplicação terrestre tratorizada o equipamento adequado é um atomizador com lança de 4 a 6 metros de altura, asim como também poderá ser utilizado um atomizador costal, obedecendo as mesmas condições de aplicação indicadas para aplicação aérea.
Aplicação aérea: Volume de calda: 15 L/ha. Tipo de bicos: micronair.

. Batata, Cebola, Maçã e Tomate:
Aplicação terrestre.
. Tipo de bico: cônico (série D ou X)
. Pressão para pulverizadores motorizados: 200 lb/pol2.
. Tamanho de gotas: 100 a 200 micra. Densidade de gotas: 70 a 100 gotas/cm2.
: 70 a 100 gotas/cm2.

Cevada, Feijão e Trigo:
Aplicação terrestre:
. Tipo de bicos: XR teejet - XR 11003 VS Malha 50
. Distância entrew bicos: 0,5 metro
. Pressão: 60 a 100 Ib/pol2
. Tamanho das gotas: 100 a 200 micra.
. Densidade de gotas: maior que 70 gotas/cm2.

Aplicação aérea:
. Volume da calda: 10 a 40 litros/ha
. Tipo de bicos: cone vazio D6 ou D12
. Pressão: 20 a 40 Ib/pol2.
. Densidade de gotas: maior que 70 gotas/cm2
. Altura do vôo: 2 a 4 metros
. Largura da faixa de deposição efetiva: 20 metros (aeronave Ipanema)

. Soja:
Aplicação terrestre.
. Tipo de bico: XR 110 03VS (malha 50) – XR Teejet.
. Pressão: 60 – 100 lb/pol2.
. Tamanho de gotas: 100 a 200 micra. Densidade de gotas: maior que 70 gotas/cm2.
A temperatura deve estar em torno de 27o C e a velocidade do vento em torno de 3,0 – 5,0 Km/h. O volume de calda/ha deve ser de 200 L/ha.
OBS.: No caso de usar outros equipamentos, providenciar uma boa cobertura de pulverização nas plantas.

\Aplicação aérea.
.Bicos: série D com difusor 25 a 45.
.Pressão: 20 a 30 lb/pol2.
.Densidade de gotas: maior que 20 gotas/cm2.
.Altura de vôo: 3 a 4 metros.
.Largura da faixa de deposição efetiva: 15 m (aeronave Ipanema).

Condições climáticas: A temperatura deve estar em tornode 27 C, a velocidade do vento em torno de 3,0 - 5,0 Km/h e a U,R.> 50 %.

LIMITAÇÕES DE USO: Uso exclusivamente agrícola. Fitotoxicidade para as culturas indicadas: ausente se aplicado de acordo com as recomendações. Aplicar somente as doses recomendadas. Não aplicar sobre frutos na cultura da maçã.. Não aplicar sobre frutos na cultura da maçã. Não aplicar o produto em dias nublados ou na probabilidade de ocorrência de chuvas e ventos fortes.Caso ocorram chuvas logo após a pulverização, repetir a aplicação do fungicida.Evitar aplicações sob condições de orvalho na cultura. Aplicar somente após seu desaparecimento.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Bananas0.4 l5
Batatas0.8 l30
Cebolas0.8 l14
Cevada-de-primavera0.6 l35
Cevada-de-inverno0.6 l35
Feijões0.6 - 0.8 l14
Macieiras0 l20
Sojas0.4 - 0.6 l30
Tomates0 l7
Trigo-de-inverno0.5 - 0.6 l35
Trigo-de-primavera0.5 - 0.6 l35