Premier

Fabricante
BAYER
Categoria
Inseticidas
Registrado até
N/A
Número de registo
2700
Materiais ativos

Obs.: Este produto não está cadastrado na Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná para o alvo Chiromyza vittata na cultura do café, não podendo ser temporariamente recomendado/ receitado nesse Estado.

INSTRUÇÕES DE USO
O Premier é um inseticida sistêmico, possuindo ação de contato e ingestão.
Doses recomendadas:
- para o controle do bicho-mineiro em cafezais com até 2 anos de idade: 0,05 g/planta.
- para cafezais com mais de 2 anos, em função do número de plantas/ha:  -Até 4000plantas/ha prod. comercial 1,0 kg/ha, ing. activo 0,7 kg/ha; de 4000 a 6000 plantas/ha prod. comercial 1,2kg/ha, ing. activo 0,84 kg/ha; mais de 6000 plantas/ha prod. comercial 1,3 kg/ha, ing.activo 0,91 kg/ha.
- para videira, a dose varia de acordo com a idade da planta: 0,2 g/plantas com 1 ano de idade; 0,3 g/plantas com 2 anos de idade; 0,6 g/plantas com 3 ou mais anos de idade.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
Em café aplicar no início da estação chuvosa. Em caso de reinfestação de bicho-mineiro, após o término do efeito residual, fazer aplicação foliar com outro inseticida recomendado para a praga. Na cultura da uva a aplicação é feita, com boa umidade no solo, durante o mês de novembro.

MODO / EQUIPAMENTO DE APLICAÇÃO
Em cafezais com até 2 anos de idade, a dose recomendada deve ser diluída em 15 a 50 ml de calda/muda e aplicada na região do colo da planta.
Em cafezais com mais de 2 anos a dose indicada/ha deve ser diluída em água, correspondendo a 100 - 150 ml de calda por planta.
A aplicação deve ser dirigida para o solo, utilizando-se pulverizador de barra adaptado para alta vazão, sendo realizada no local de maior concentração de raízes e nas proximidades do tronco. Em videira, a dose recomendada é diluída em 2 litros de água e aplicada no solo, na forma de rega, ao redor da planta.

INTERVALO DE SEGURANÇA:
Café .......................45 dias
Uva ........................60 dias

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS
Até 24 horas após a aplicação, recomendamos a utilização de macacão de algodão hidrorrepelente com mangas compridas e luvas / botas borracha para reentrar nas áreas e culturas tratadas.

LIMITAÇÕES DE USO 
Além de observar os intervalos de segurança e de reentrada nas áreas e culturas tratadas, não há outras restrições.
Fitotoxicidade para as culturas indicadas: O produto não é fitotóxico para as culturas de café e uva nas doses e condições recomendadas.
Outras restrições a serem observadas: Além de observar os intervalos de segurança e de reentrada nas áreas e culturas tratadas, não há outras restrições.

INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO DE RESISTÊNCIA
O inseticida PREMIER contém o ingrediente ativo lmidacloprido. Na classificação de mecanismos de ação de inseticidas do IRAC, lmidacloprido pertencente ao grupo 4A, dos neonicotinoides, que agem como agonistas dos receptores nicotínicos da acetilcolina. Para as culturas que normalmente exigem um número elevado de aplicações durante o ciclo vegetativo, tecnicamente é recomendada a rotação com inseticidas de grupos químicos e modo de ação diferentes, visando prolongar a vida útiI dos inseticidas e retardar o aparecimento de pragas resistentes.
Qualquer agente de controle de inseto pode ficar menos efetivo ao Iongo do tempo se o inseto-alvo desenvolver algum mecanismo de resistência. Podemos prolongar a vida útil dos inseticidas, implementando as seguintes estratégias de manejo de Resistência a Inseticidas (MRI):
a) Qualquer produto para controle de inseto da mesma classe ou modo de ação não deve ser utilizado em gerações consecutivas da mesma praga.
b) Utilizar somente as doses recomendadas na bula.
c) Sempre consultar um Engenheiro Agrônomo para direcionamento sobre as recomendações locais para o manejo de resistência de inseticidas (MRI). Para informações adicionais sobre resistência de insetos, modos de ação e monitoramento de resistência, visitem o site do IRAC (Insecticide Resistance Action Committee).

INFORMAÇÕES SOBRE O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS 
Incluir outros métodos de controle de insetos (ex.: Controle Cultural, Biológico, etc.) dentro do programa de Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponível e apropriado.

Registado para culturasIntervalo de segurança
Café45
Videiras60