Raxil FS

Fabricante
BAYER
Categoria
Fungicidas
Registrado até
Registro expirado
Número de registo
6705
Materiais ativos
Ligações

INSTRUÇÕES DE USO
O RAXIL FS é um fungicida sistêmico do grupo dos triazóis, específico para o tratamento de sementes.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
Exclusivo para o tratamento de sementes.

MODO DE APLICAÇÃO
O tratamento de sementes pode ser efetuado em tambores rotativos ou em máquinas específicas para esse fim.
O tratamento é feito via úmida, diluindo-se a dose recomendada do fungicida em um volume que não exceda 500 ml de água por 100 kg de sementes. No caso particular dos tambores rotativos, proceder a mistura durante 10 minutos, para que ocorra uma perfeita uniformização do fungicida sobre a superfície das sementes.
Resultados experimentais demonstram que o TEBUCONAZOL inibe a formação do mesocótilo, um dos principais agentes usados pelo Bipolaris sorokiniana presente no solo, para atingir a parte aérea da planta. Devido a ausência deste órgão, torna-se muito importante realizar o plantio com boas condições de umidade e obedecer rigorosamente a recomendação oficial da pesquisa quanto a profundidade de semeadura (2 a 6 cm).
O tratamento de sementes aumenta o atrito entre os grãos, o que provoca uma diminuição da fluidez da mesma durante a semeadura, reduzindo a quantidade de sementes/ha. Por isso, recomenda-se fazer a regulagem da semeadeira com a semente tratada.
Obedecer as recomendações oficiais de profundidade de semeadura.

INTERVALO DE SEGURANÇA
Indeterminado por referir-se a tratamento de sementes.

LIMITAÇÕES DE USO
Fitotoxicidade para  cultura indicada: O produto não é fitotóxico para a cultura indicada na dose e condições recomendadas.
Outra restrições a serem observadas: O tratamento das sementes deverá ser efetuado em local arejado e específico para esse fim. Utilizar somente sementes limpas (livres de poeira e impurezas) e de boa qualidade (alto poder germinativo e bom vigor).
Sementes tratadas não podem ser utilizadas para alimentação humana ou animal.

Manejo Integrado/Ecológico de Pragas
Recomenda-se, de maneira geral, o manejo integrado das doenças, envolvendo todos os princípios e medidas disponíveis e viáveis de controle.

Manejo de Resistência
Para as culturas que, durante o ciclo, exigem um elevado número de aplicações, recomenda-se :
- realizar a rotação de fungicidas com mecanismos de ação distintos, visando prevenir o aparecimento de fungos resistentes e prolongar a vida útil dos fungicidas na agricultura; utilizar o fungicida somente na época, na dose e nos intervalos de aplicação recomendados na bula;
- incluir outros métodos de controle de doenças (ex. resistência genética, controle cultural, biológico, etc.) dentro do programa de Manejo Integrado de Doenças (MID) quando disponíveis e apropriados
- consultar um Engenheiro Agrônomo para o direcionamento das recomendações locais para o manejo de resistência.

Registado para culturas
Trigo-de-inverno
Trigo-de-primavera