Shavit Agricur 250 EC

Fabricante
ADAMA
Categoria
Fungicidas
Registrado até
Registro expirado
Número de registo
6401
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO:
O SHAVIT AGRICUR 250 EC é um fungicida sistêmico recomendado para o controle de doenças nas culturas de café, trigo e uva.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:
O SHAVIT AGRICUR 250 EC, deve ser aplicado quando ocorrer condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento das doenças ou conforme recomendações abaixo relacionadas.

Café:
Ferrugem: Iniciar a aplicação de SHAVIT AGRICUR 250 EC, quando for constatado 5% da folhas infectadas. A área pulverizada deve ser monitorada e realizar a segunda aplicação somente quando a infecção atingir o nível acima descrito. A avaliação das folhas do cafeeiro infectadas por ferrugem para determinar o momento da aplicação do SHAVIT AGRICUR 250 EC, deve ser realizada através da coleta de 100 folhas/talhão do 3o par de folhas da ponta para a base do ramo, na altura de 70 a 90 cm do solo. Reaplicar no máximo 3 vezes.

Trigo:
Oídio: O controle deverá ser iniciado quando houver uma incidência de oídio em 20 a 25% das plantas a partir do estádio de alongamento. Reaplicar o produto sempre que houver que ocorrer a incidência nos níveis acima descritos. Os trabalhos de pesquisa têm demonstrado que duas aplicações de SHAVIT AGRICUR 250 EC tem se demonstrado eficiente no controle de oídio em trigo.

Uva:
Míldio: A pulverização deverá ser iniciada desde o início da brotação e repetida a cada 15 dias, até o período de segurança (carência) determinado abaixo.

OBSERVAÇÕES: Por INCIDÊNCIA, entende-se a porcentagem de plantas da lavoura com sintomas da doença e por SEVERIDADE a porcentagem da área foliar atacada.

As amostragens para avaliação da infecção em Trigo deverão seguir o seguinte procedimento:
a) iniciar o monitoramento do desenvolvimento das doenças a partir do afilhamento em caso de ter utilizado sementes tratadas, caso contrário, avaliar desde o início da emergência;
b) amostrar a lavoura, percorrendo vários pontos representativos. Consideram-se como situações diferenciais de lavouras, cultivares, épocas de plantio, tratamento de sementes ou não, rotação de culturas ou monocultura; uma amostra deve conter, no mínimo, 50 plantas;
c) determinar a incidência da doença em todas as folhas verdes, completamente expandidas, descartando as senescentes e as em expansão.

MODO DE APLICAÇÃO:
O SHAVIT AGRICUR 250 EC deve ser aplicado através de pulverizadores costais e tratorizados, utilizando preferencialmente pontas de pulverização (bicos) do tipo cônico permitindo uma vazão adequada para cada cultura.
Em CAFÉ e UVA, deverá ser utilizado atomizador costal manual ou motorizado ou ainda atomizador tratorizado com regulagem para alto volume de calda/ha.

Na cultura de TRIGO, pulverizar através de pulverizadores costais ou tratorizados, equipados com pontas de pulverização (bicos) do tipo cônico ou leque, proporcionando uma vazão apropriada para cada cultura, como acima especificado. Os equipamentos devem estar providos de dispositivo para realizar a tríplice lavagem.

VOLUME DE CALDA:
Para a cultura de Café, utilizar 500 a 1000 litros de calda/ha, dependendo do porte das plantas. Para a cultura de Trigo, utilizar até 150 L de água/ha; Para a cultura de Uva, utilizar até 1000 litros de calda/ha.
Para outros parâmetros referente à tecnologia de aplicação, seguir as recomendações técnicas indicadas pela pesquisa e/ou assistência técnica da região, sempre sob orientação de um Engenheiro Agrônomo.
A regulagem do pulverizador deve ser aferida diariamente. Poderá ser utilizada a seguinte fórmula para calibragem do pulverizador:

Litros/hectare = 60.000 x litros/minuto
km /h x E

E=espaçamento entre bicos na barra (cm) ; Litros/minuto= vazão do bico;

Km/h = velocidade do pulverizador.

Ao esvaziar a embalagem, é obrigatório realizar a TRÍPLICE LAVAGEM, sempre vertendo no pulverizador, a calda resultante da tríplice lavagem.

PREPARAÇÃO DA CALDA:
Colocar 1/3 do volume do pulverizador com água, depois colocar a dose recomendada do SHAVIT AGRICUR 250 EC e em seguida completar com água até o volume desejado de calda, manter sempre a calda em agitação.

LIMITAÇÕES DE USO:
Para as culturas, doses e recomendações técnicas sugeridas, o produto não apresenta limitação de uso.

FITOTOXICIDADE
: Para as culturas e doses recomendadas não há fitotoxicidade.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Café750 - 1000 ml30
Trigo-de-inverno500 - 750 ml45
Trigo-de-primavera500 - 750 ml45
Milho0 ml15