Starice

Fabricante
BAYER
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
2799
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO
Starice - herbicida pós-emergente seletivo, indicado para o controle de plantas daninhas anuais na cultura do arroz. Em pósemergência precoce da cultura e das gramíneas anuais, variando de 10 a 20 dias após a emergência do arroz.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
Em pós-emergência precoce da cultura e das gramíneas anuais, variando de 10 a 20 dias após a emergência do arroz.
Estágio da cultura: 2 folhas a 1 perfilho.
Estágio das plantas daninhas: 2 folhas a 1 perfilho.

MODO DE APLICAÇÃO
Starice é aplicado na forma de pulverização, a qual deve ser feita de modo que as gotas atinjam 2/3 da parte aérea das plantas daninhas.
Aplicação terrestre:
- Utiliza-se equipamento costal manual ou motorizado, bem como por tração tratorizada.
- Volume de calda de 200 L/ha, é importante se obter cobertura mínima de 40 gotas/cm², e que sejam de tamanho pequeno a médio (250 - 350 micra).
- Em condições normais de vento, utiliza-se bico tipo cone vazio (ex.: Conjet TXVS 10, TXVS 12, TXVS 18); pressão de trabalho entre 40 - 60 lb/pol².
Aplicação aérea:
- Volume de aplicação: entre 30 a 40 L/ha, dependendo do clima e nível de infestação.
- Altura do vôo: 2,0 a 4,0 m.
- Largura da faixa de deposição efetiva: 13,0 a 15,0 m (aeronave tipo Ipanema).
- Tamanho de gotas: 150 a 200 micra (pequena). Densidade de gotas: 40 gotas/cm².
- Pressão de trabalho da barra: 30 a 50 lb/pol².
- Barra dotada de bicos preferencialmente da série D (D6 a D10) ou bicos leque. Não variar o tipo de bico na mesma barra.
Condições climáticas:
Aplicar com ventos na velocidade de até 10 km/h e nas horas mais frescas do dia, visando a reduzir ao máximo as perdas por deriva ou evaporação.
O tanque do avião deve estar limpo de herbicida de contato ou uréia.
Não fazer vôo muito baixo, para evitar “faixas” desuniformes.
Observações gerais: Stariceé resistente às chuvas que ocorrem uma hora após a sua aplicação sem afetar o seu resultado.
Evitar aplicações em condições de “stress”, seja por seca prolongada ou por chuvas excessivas onde se formam poças d’água que cobrem as plantas daninhas e a cultura.
Utilizando-se outros tipos de equipamentos, procure obter uma cobertura uniforme da parte aérea tratada. A entrada de água deve ser feita de 3 a 7 dias após a aplicação.

INTERVALO DE SEGURANÇA
Arroz ......................................80 dias

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS:
Recomenda-se aguardar o completo secamento do produto sobre as folhas da cultura tratada. Aguardar pelo menos 24 horas. Evitar, sempre que possível, que pessoas alheias ao trato com a cultura e animais domésticos circulem pela área tratada.

LIMITAÇÕES DE USO
Starice é um herbicida que deve ser utilizado somente para a cultura de arroz, observando-se atentamente as instruções de uso do produto.
Para a cultura e doses recomendadas, não provoca fitotoxicidade.
Após 3 (três) dias da aplicação do produto, podem surgir leves manchas cloróticas nas folhas, sintomas estes que desaparecem naturalmente com o desenvolvimento da cultura, sem afetar a produção.
Starice é incompatível com produtos à base de dinitro e herbicidas hormonais, devendo-se observar um intervalo entre aplicações de 7 dias (ex. Butachlor e Propanil).
Manejo de água na modalidade arroz irrigado:
Entrar com água de 3 a 7 dias após aplicação.
A entrada de água pode ser antecipada para o 3º dia da aplicação se o solo estiver seco.
No momento da aplicação, se o solo estiver muito seco, entrar com água na lavoura e, logo que o solo estiver em condição normal de umidade, aplicar o produto e voltar a inundar a lavoura de 3 a 7 dias.
Manejo de água na modalidade de arroz pré-germinado:
Entrar com água de 3 a 7 dias da aplicação do produto.

INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO DE RESISTÊNCIA
O uso continuado de herbicidas com o mesmo mecanismo de ação pode contribuir para o aumento de população de plantas daninhas a ele resistentes.
Como prática de manejo de resistência de plantas daninhas deverão ser aplicados herbicidas, com diferentes mecanismos de ação, devidamente registrados para a cultura.
Não havendo produtos alternativos, recomenda-se a rotação de culturas que possibilite o uso de herbicidas com diferentes mecanismos de ação. Para maiores esclarecimentos, consulte um Engenheiro Agrônomo.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Arroz0.8 - 1 l80