Topik 240 EC

Fabricante
SYNGENTA
Categoria
Herbicidas
Registrado até
N/A
Número de registo
1506
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO


TOPIK 240 EC é um herbicida seletivo, de ação sistêmica, que se transloca pelo floema via basepetal, concentrando-se nos pontos de crescimento das plantas susceptíveis provocando a sua morte. Os sintomas iniciam-se pela necrose dos pontos de crescimento e paralisação do desenvolvimento da planta. O controle total pode ser observado após duas semanas do tratamento. É um herbicida muito ativo e específico para o controle pós-emergente de gramíneas na cultura do trigo.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
Desde que aplicado nas condições adequadas e com a observância dos parâmetros recomendados, uma aplicação do herbicida é suficiente para atender às necessidades da cultura.
O momento da aplicação ocorre após a emergência das plantas infestantes na lavoura, quando se recomenda realizar o levantamento florístico para identificar as principais espécies que ocorrem na área a ser tratada, bem como seus respectivos estádios de desenvolvimento. Melhor controle é observado quando as plantas infestantes atingem o estádio de 1 a 2 perfilhos.

MODO DE APLICAÇÃO
TOPIK 240 EC deve ser aplicado na forma de pulverização, através de tratamento em área total em pós-emergência da cultura e das plantas infestantes.
Podem-se realizar pulverizações terrestres utilizando-se pulverizador tratorizado ou pulverizador costal manual e pulverização aérea.
Preparo da Calda
O produto na quantidade pré-determinada poderá ser despejado diretamente no tanque do pulverizador, com pelo menos 1/4 de volume cheio e o sistema de agitação ligado. Em seguida completar o tanque.
Pulverizador Costal
Utilizar bico leque, da série 80 ou 110, com pressão de 15 a 20 lb/pol2, aplicando 100 a 300 litros de água por hectare. Garantir que esteja ocorrendo uma boa cobertura.
Pulverizador de barras tratorizado
O produto deve ser aplicado com auxílio de pulverizadores tratorizados com barras, adaptados com bicos do tipo leque: 80.02, 80.03, 80.04, 110.02, 110.03 ou 110.04 ou similares, operando a uma pressão de 30 a 50 libras por polegada quadrada.
Bicos de pulverização do tipo antideriva com injeção de ar também podem ser utilizados. O volume de calda recomendado na pulverização normalmente varia de 100 a 300 litros por hectare.
Aplicação aérea
Nas áreas extensivas de trigo, TOPIK 240 EC poderá ser aplicado também através de pulverização aérea, com o uso de aeronaves observando-se os parâmetros indicados para cada tipo de aeronave.
Parâmetros para a aeronave:
- Bicos: 80.10, 80.15, 80.20.
- Volume da calda: 30 a 50 L/ha
- Altura do vôo: 3 a 4 m
- Temperatura ambiente: até 27o C
- Umidade Relativa do Ar: mínimo de 60%
- Velocidade do vento: máxima de 10 km/hora
- Faixa de aplicação: 15 m
- Diâmetro das gotas: maiores que 400 micrômetros.
- Bicos: Cônico cheio da série "D" com difusor 56; Bico de jato plano da série 65 ou 80 ou CP Nozzles, utilizando uma pressão entre 15 a 30 psi.
Observação: Selecionar tamanho do furo de acordo com o resultado do cálculo de calibração.

DESTINO FINAL DA SOBRA DA CALDA
Recomenda-se que a jornada de aplicação seja programada de modo a evitar a sobra da calda de um dia para outro. Toda a calda preparada deve ser aplicada no mesmo dia do seu preparo.

INFLUÊNCIAS DE FATORES AMBIENTAIS NA APLICAÇÃO:
- Umidade do solo: Aplicar o produto quando o solo tiver umidade suficiente para o bom desenvolvimento das plantas. Não aplicar o produto com o solo seco, principalmente, se ocorreu um período de estiagem prolongado que predispõe as plantas infestantes ao estado de estresse por deficiência hídrica, pois tal condição irá comprometer a eficiência da translocação e consequente controle com o herbicida.
- Condições atmosféricas: As aplicações devem ser feitas com umidade relativa do aracima de 60 %. As aplicações matinais, até as 10:00 horas, e à tarde, após as 15:00/16:00 horas, são as mais propícias para aplicação do produto, devido à melhor condição para absorção pelas plantas.
- Orvalho/Chuvas: Evitar aplicações sobre plantas excessivamente molhadas pela ação de chuvas ou orvalho muito intenso, o que pode proporcionar escorrimento do produto.
- Ventos: Não aplicar com vento superior a 10 km/hora.
- Ocorrência de chuvas: A incidência de chuvas logo após a aplicação interfere negativamente na eficiência de controle por acarretar a lavagem do produto. É necessário um período aproximado de 2 a 3 horas sem chuvas após a aplicação para que o herbicida seja absorvido pelas plantas infestantes. 

INTERVALO DE SEGURANÇA
Trigo..........60 dias.

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS
Não entre na área em que o produto foi aplicado antes da completa secagem da calda (no mínimo 24 horas após a aplicação). Caso necessite entrar antes desse período, utilize os EPIs recomendados para o uso durante a aplicação.

LIMITAÇÕES DE USO
- TOPIK 240 ECnão deve ser aplicado nas condições de solos secos ou nas condições de persistência de estiagens prolongadas com as plantas infestantes no estado de estresse por deficiência hídrica;
- Não aplicar o produto nos dias chuvosos, pois para o pleno funcionamento é necessário um período aproximado de 2 a 3 horas sem chuvas ou irrigação após a pulverização;
- Não aplicar sobre plantas infestantes fora do estádio recomendado.
- Herbicidas que controlam plantas infestantes de folhas largas podem reduzir o controle proporcionado por TOPIK 240 EC. Não aplicar TOPIK 240 EC em sequência de herbicidas hormonais ou sulfoniluréias que controlam plantas infestantes de folhas largas. O intervalo entre as aplicações desses herbicidas deve ser de 7 dias.
- TOPIK 240 EC apresenta atividade herbicida sobre uma gama diversa de plantas. Por essa razão, tomar cuidados especiais com ventos para não ocorrer deriva do produto. Usar bicos antideriva e não pulverizar com vento forte.

TOLERÂNCIA DA CULTURA / SELETIVIDADE
Dentro das doses recomendadas e nas condições indicadas para aplicação, o TOPIK® 240 EC se mostra bastante seletivo para o trigo no sistema de tratamento pós-emergente, através de pulverização em área total.

INFORMAÇÕES SOBRE O MANEJO DE RESISTÊNCIA
O uso continuado de herbicidas com o mesmo mecanismo de ação pode contribuir para o aumento de população de plantas infestantes a ele resistentes.
Como prática de manejo e resistência de plantas infestantes deverão ser aplicados herbicidas, com diferentes mecanismos de ação, devidamente registrados para a cultura. Não havendo produtos alternativos recomenda-se a rotação de culturas que possibilite o uso de herbicidas com diferentes mecanismos de ação. Para maiores esclarecimentos consulte um Engenheiro Agrônomo.

 

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Trigo-de-primavera100 - 250 ml60