Tuit Florestal

Fabricante
BASF
Categoria
Inseticidas
Registrado até
N/A
Número de registo
6504
Materiais ativos

INSTRUÇÕES DE USO:
Tuit Florestal é um inseticida à base do ingrediente ativo Fipronil, do grupo químico fenil pirazol, que age por contato e ingestão, indicado para controle de cupins, formigas e vespa-da-galha, nas culturas Eucalipto, Acácia, Acácia Negra, Araucária, Paricá, Pinus, Populus, Seringueira e Teca.
Tuit Florestal também pode ser utilizado para o controle localizado de cupins de montículo,
independente da cultura de ocorrência, desde que seja aplicado com jato dirigido para o caule da planta e solo.

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:
- CONTROLE DE CUPINS (Cornitermis bequaerti e Syntermes molestus):
Imersão de mudas: Proceder a imersão das bandejas com as mudas durante um período de 30 segundos. Em seguida retirá-las e deixar escorrer o excesso de calda por um período de 2 minutos.
Aguardar secagem das bandejas antes de efetuar o plantio das mudas. Cada 100 L de calda é suficiente para tratar 10.000 mudas. A aplicação por imersão de mudas deve ser em uma única aplicação, antes do transplante.
Jato dirigido para o caule da planta e solo: Após o plantio, aplicar o produto dirigindo o jato para a região do solo e caule das plantas. Aplicar com equipamento manual costal ou tratorizado, utilizando bicos de jato cônico vazio com combinação adequada de ponta e difusor de maneira que se obtenha uma cobertura uniforme do alvo a ser atingido. Repetir a aplicação dependendo da reinfestação da praga, respeitando o limite máximo de aplicações permitido.
A aplicação do produto não pode ser realizada durante o período de florescimento da cultura do eucalipto ou de qualquer planta daninha presente na área.
- CONTROLE DE CUPINS (Cornitermes cumulans e Cornitermes snyderi):
Para o controle de cupins de montículo, cortar transversalmente a base do cupinzeiro, próximo ao solo, utilizando equipamento manual adequado ou tratorizado com lâmina. Destruir a parte do montículo recém-cortado e realizar a aplicação na dose e volume recomendado. Utilizar equipamento costal manual, motorizado ou tratorizado em toda a área exposta do ninho, tanto na parte subterrânea quanto na parte aérea, sem a presença de plantas em fase de florescimento. Utilizar bico de jato plano ou cônico a uma vazão de 100 a 300 mL de calda por cupinzeiro. O volume de calda mais baixo, deve ser utilizado para o controle de colônias mais jovens e o volume de calda mais alto, deve ser utilizado para controle de colônias maiores.
É importante identificar a espécie de cupim que ocorre na área para a correta dosagem e aplicação, visto que há diferença de suscetibilidade entre as espécies para esta modalidade de aplicação.

- CONTROLE DA VESPA DA GALHA (Leptocybe invasa):
Pulverização de mudas em viveiro: A aplicação deve ser realizada na produção de mudas em
viveiro, de forma preventiva, utilizando doses maiores para maior intervalo de aplicação. Para maior proteção da muda, recomenda-se uma aplicação com a maior dose logo antes do transplante. Aplicar com equipamento manual costal ou tratorizado de maneira que se obtenha uma cobertura uniforme da planta.

- CONTROLE DE FORMIGA QUENQUÉM (Acromyrmex crassispinus):
Aplicação dirigida aos “olheiros”: Aplicar com equipamento costal manual, motorizado ou
tratorizado, distribuindo 50 mL da calda por “olheiro” ativo do formigueiro, dirigindo o jato no seu centro e parte no caminho por onde circulam as formigas (0,5 metro).
Deve-se atingir as formigas presentes e também o solo por onde as mesmas caminham.

- CONTROLE DE FORMIGA SAÚVA-LIMÃO (Atta sexdens):
Aplicação com barra:
Para o controle de saúvas, realizar a aplicação em área total do plantio da cultura, desde que seja aplicado em solo limpo e após a dessecação das plantas invasoras, regulando o equipamento para que o jato seja dirigido ao solo e utilizando bico de jato plano (leque) a uma vazão de 200 litros de calda por hectare. Aplicar Tuit Florestal após monitoramento da área e identificação das formigas em nível de dano econômico.
A aplicação do produto não pode ser realizada durante o período de florescimento da cultura do eucalipto ou durante o florescimento de qualquer outra planta daninha presente na área