Votivo
- Fabricante
- BAYER
- Categoria
- Tratamentos de sementes
- Registrado até
- N/A
- Número de registo
- 22816
- Materiais ativos
- bacillus firmus I-1582247.3 g/l
- Ligações
- MsdsModo de exibição
- RótuloModo de exibição
VOTIVO é um nematicida microbiológico de contato para o tratamento de sementes, indicado para o controle das pragas mencionadas.
Devido ao hábito e características de cada cultivo, em sistema radicular axial ou pivotante, poderão ser utilizadas doses maiores para plantas arbustivas como o caso da cultura do algodão e doses menores para as leguminosas como a cultura da soja. A maior dose deverá ser utilizada em área com histórico de alta pressão e ocorrência da praga em cultivo anterior.
Devido ao hábito e características de cada cultivo, em sistema radicular fasciculado, a maior dose deverá ser utilizada em área com histórico de alta pressão e ocorrência da praga no cultivo anterior.
Produto com eficiência agronômica comprovada para as culturas de algodão, milho e soja.
NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO
O produto deverá ser utilizado exclusivamente para o tratamento de sementes.
MODO DE APLICAÇÃO
Volumes de calda recomendados: para as doses abaixo de 500 mL/100 kg de sementes, o produto pode ser diluído em água até completar este volume de calda.
Preparo da calda: colocar a quantidade de produto desejada em um recipiente próprio para o preparo da calda. Acrescentar parte da água desejada gradativamente, misturado e formando uma calda homogênea. Completar com a quantidade de água restante até atingir o volume de calda desejado.
Importante: manter a calda em agitação permanente para evitar decantação.
Equipamentos de aplicação: utilizar equipamentos específicos que propiciem uma distribuição uniforme da dose desejada sobre as sementes.
Com equipamento de tratamento com fluxo continuo de sementes: aferir o fluxo de sementes (peso) em um determinado período de tempo. Regular o volume de calda desejado para este peso de sementes no mesmo período de tempo. Importante: aferir periodicamente o fluxo de sementes e de calda.
O tratamento deverá ser efetuado em local arejado e especifico para esse fim. Utilizar somente sementes limpas (livres de poeira e impurezas) e de boa qualidade (alto poder germinativo e bom vigor).
As sementes tratadas, quando semeadas em solo úmido, garantem germinação e emergência uniforme logo após o tratamento. Obedecer às recomendações oficiais de profundidade de semeadura para cada cultivo.
INTERVALO DE SEGURANÇA
Não determinado devido à modalidade de emprego e à natureza microbiológica do ingrediente ativo.
LIMITAÇÕES DE USO
Os usos do produto estão restritos aos indicados no rótulo e bula. Quando este produto for utilizado nas doses recomendadas, não causará danos às culturas indicadas.
Manejo Integrado/Ecológico de Pragas
Incluir outros métodos de controle de insetos (controle cultural, químico, biológico, etc.) dentro do programa de Manejo Integrado de Pragas (MIP), quando disponível e apropriado.
Manejo de Resistência
Qualquer agente de controle de pragas poderá ficar menos efetivo ao longo do tempo se o inseto-alvo desenvolver algum mecanismo de resistência. Pode-se prolongar a vida útil dos produtos, implementando as seguintes estratégias de manejo de resistência aos inseticidas (MRI):
- Qualquer produto para controle de inseto pertencente a mesma classe ou mecanismo de ação não deve ser utilizado em gerações consecutivas da mesma praga;
- Utilizar somente as doses recomendadas na bula;
- Sempre consultar um Engenheiro Agrónomo para direcionamento sobre as recomendações locais para o manejo de resistência de inseticidas (MRI). Para informações adicionais sobre resistência de insetos, mecanismos do ação e monitoramento de resistência, visite o sito do IRAC (Insecticide Resistance Action Committee), http://www.irac¬br.org.br.
Registado para culturas |
---|
Algodão |
Milho |
Sojas |