Merpan 500 WP
- Fabricante
- ADAMA
- Categoría
- Funguicidas
- Registrado hasta el
- No disponible
- Número de registro
- 3606
- Materiales activos
- captan500 g/kg
- Enlaces
- EtiquetaVista
INSTRUÇÕES DE USO:
CULTURAS/DOSES/DOENÇAS CONTROLADAS:
Vide seção "Indicações de Uso/Doses".
NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:
- Número de aplicações:
Fazer tantas aplicações quanto forem necessárias conforme o ciclo da cultura, visto que o modo de ação do produto é por contato e na medida que a planta for crescendo ou emitindo novas folhas, ramos e frutos, estes estarão desprotegidos, necessitando, portanto, nova aplicação. Outro fator importante a ser considerado para a reaplicação é a incidência de chuvas fortes, pois causa a lavagem do produto das plantas.
- Intervalo entre aplicações:
Fazer aplicações com intervalos de 14 dias na cultura de citros e a cada 7 dias nas culturas de cebola e melão.
- Época de aplicação:
O produto deve ser aplicado preventivamente, ou seja, quando as condições climáticas de temperatura e umidade forem favoráveis ao aparecimento da doença.
As condições que favorecem o surgimento das doenças são as seguintes:
Cebola:
Umidade relativa do ar acima de 90% e temperatura entre 21 e 30º C favorecem o desenvolvimento do fungo. O fungo sobrevive nos restos de colheita deixados no campo e também em restos e outras plantas hospedeiras. Quando as condições climáticas são favoráveis, o fungo desenvolve-se saprofiticamente e é capaz de produzir conídios. Os conídios também sobrevivem na superfície das sementes contaminadas.
Citros:
Períodos longos de umidade livre sobre as folhas, frutos e ramos (8-10 horas), temperaturas de 25 a 30º C e presença de ramos mortos nas plantas e sobre o solo que proporcionam uma alta concentração de inóculo. A melanose ocorre principalmente em folhas, ramos e frutos novos que possuem tecidos tenros, sendo, portanto, no florescimento e brotação a época que deverá ser aplicado o produto.
Melão:
Períodos de alta umidade e temperaturas entre 19 e 26º C favorecem o aparecimento da doença em torno de uma semana após a infecção, que tem como fonte de inoculo o solo e outras plantas infectadas vivas ou mortas.
MODO DE APLICAÇÃO:
Preparação da calda:O MERPAN 500 WP apresenta-se sob a formulação de pó molhável e, deve-se inicialmente fazer uma diluição prévia em um balde apropriado, com água (4 a 5 litros de água), mexer vigorosamente com uma espátula ou pedaço de madeira limpo até ocorrer a total dispersão do produto. Após este procedimento, colocar esta solução dentro do pulverizador e completar com água até o volume desejado.
Aplicação e volume de calda:
O MERPAN 500 WP deve ser aplicado através de pulverização, utilizando a água como veículo. Para cultura de melão e cebola utilizar 500 a 1.000 L de calda/ha dependendo do estádio de desenvolvimento das plantas; para citros utilizar 2.000 L de calda/ha. A aplicação deverá ser realizada de modo que se consiga uma cobertura de todas as partes vegetais visto que o produto é um fungicida de contato.Seguir as recomendações técnicas, sempre sob orientação de um Engenheiro Agrônomo.
LIMITAÇÕES DE USO:
-Quanto à época de aplicação:
O produto deve ser aplicado preventivamente ao aparecimento dos sintomas da doença. Iniciar as aplicações quando ocorrer condições climáticas propícias ao desenvolvimento dos fungos.
-Quanto a fitotoxicidade:
Nas doses recomendadas o produto não é fitotóxico a nenhuma das culturas indicadas.
Registrado para cultivos | Intervalo de pre-cosecha |
---|---|
Cebollas | 7 |
Cítricos | 7 |
Melones | 7 |