Collettotrichum coccodes
Collettotrichum coccodes
Descrição: Este fungo conserva-se nos detritos vegetais (nas palhas do estrume). Persiste até cinco anos no solo e pode manter-se nas sementes. Quando há contaminação, o fungo penetra directamente através da cutícula das folhas. Os conídios, formados nos acérvulos são disseminados pelos salpicos e pelas águas de escoamento depois da chuva. Este fungo é também transportado pelas ferramentas ou alfaias no decurso das operações de cultivo e por determinados insectos.
Os esporos germinam a temperaturas compreendidas entre 5 e 30ºC. As contaminações ocorrem na sequência de períodos húmidos: 24 horas a 100% de humidade relativa com uma temperatura entre 19 e 24ºC são as condições mais favoráveis à infecção. Os sintomas surgem, aproximadamente, uma semana depois.
Sintomas: As folhas ficam cobertas por manchas acastanhadas que se tornam necrosadas. Nos frutos, manchas redondas com 1 a 2 cm de diâmetro, ligeiramente em depressão, acastanhadas depois negras, cobrindo-se de pequenos pontos negros – acérvulos.