Ferrugem do craveiro

Uromyces dianthi

Descrição: A ferrugem-do-craveiro, causada pelo fungo Uromyces dianthi Niesl., é uma doença bastante importante no inverno.

Sintomas: Nas folhas, o fungo causa inicialmente pequenas lesões (pústulas) marrom-avermelhadas, circundadas por áreas amareladas, que evoluem aumentando de tamanho e adquirindo coloração marrom-alaranjada. As pústulas de ferrugem ocorrem nas duas faces da folha.
Hastes e cálices, quando infectados, podem apresentar os mesmos sintomas.

Bioecologia: Uromyces dianthi é um fungo parasita obrigatório, o qual produz uredósporos que podem ser disseminados pelo vento ou pela água da chuva ou da irrigação. Temperaturas entre 16 e 28 °C, com ótimo em 24 °C, períodos prolongados de alta umidade alternados com períodos secos e ação de ventos são favoráveis para a disseminação e a germinação dos uredósporos.

Práticas culturais: Para o plantio deve-se utilizar somente mudas sadias e solo desinfestado. Plantas doentes devem ser erradicadas. Irrigação por aspersão deve ser evitada, pois contribui para a disseminação do fungo. Uma boa ventilação e espaçamento adequado contribuem para uma menor incidência da doença.

Controle químico: A aplicação de fungicidas, principalmente cúpricos, também é recomendada.