Fungo de armazenamento
Penicillium spp.
Descrição: A podridão de sementes e a grãos são causadas por patógenos de váiros gêneros, incluindo Penicillium. Este patógenos podem sobreviver no solo ou no interior das sementes e grãos, podendo causar problemas e intoxicações em seres humanos e animais.
O gênero Penicillium ataca diversas culturas de importância econômica, como algodão, amendoim, arroz, café, cebola, cevada, citros, ervilha, feijão, milho, soja, sorgo e trigo
Danos: Estes fungos provocam descolorações nas sementes, redução na germinação, perda da matéria seca, produção de micotoxinas e alteração do valor nutricional.
Controle: Recomenda-se não deixar passar o prazo de colheita, e essa operação deve ser realizada assim que o teor de umidade dos grãos permitir. Os equipamentos de colheita devem estar regulados de maneira a evitar danos mecânicos, e as instalações, silos e graneleiros devem ser sempre limpos.
As impurezas, grãos danificados e finos e materiais estranhos devem ser removidos, e quando necessário submeter o produto à secagem para reduzir o teor de umidade a níveis que não permitam o desenvolvimento do fungo. A temperatura da massa dos grãos e a aeração devem ser monitoradas.
Recomenda-se também a adoção de medidas para o controle de insetos e roedores, pois geralmente a proliferação dos fungos está associada ao ataque dessas pragas.