Ácaro-da-falsa-ferrugem

Phyllocoptruta oleivora

Descrição: O ácaro da falsa ferrugem (Phyllocoptruta oleivora), da família Eriophyidae, é considerado praga-chave dos citros em diversos países, incluindo o Brasil, devido a sua frequência e danos causados às plantas.
Ele ataca todas as variedades comerciais. Mede entre 0,13 e 0,17 mm e sua coloração varia entre amarelo e marrom claro. A disseminação é feita principalmente pelo vento, sendo uma velocidade de 15 km/h suficiente para arrastá-lo. Este ácaro é encontrado em folhas novas e de coloração verde intensa e em frutos em formação.

Sintomas: Ao infestar as folhas, o ácaro da falsa ferrugem provoca uma mancha, de forma irregular e cor escura, localizada na superfície inferior e nas bordas. Além de destruir a epiderme, ele injeta toxinas por meio da saliva e em infestações intensas reduzem a capacidade de fotossíntese das plantas.
Os frutos afetados apresentam manchas, que passam de uma coloração escura para ferrugínea. O ácaro alimenta-se em toda a superfície dos frutos, mas os sintomas são mais evidentes nas laterais.

Controlo: Para conter o aumento populacional do ácaro da falsa ferrugem, recomenda-se o emprego de cobertura verde com o plantio intercalar de mentrasto (Ageratum conyzoides), o uso de quebra-ventos e restrição total a agrotóxicos e insumos não seletivos.
O controle químico tem sido o mais utilizado no combate ao ácaro. Para definir o momento mais correto para proceder a aplicação do acaricida e seu nível de controle é recomendado inspecionar 1% de plantas do talhão, examinando folhas e, principalmente, frutos.
A aplicação do acaricida deve ser realizada quando o ácaro for encontrado em 20% das folhas e/ou frutos inspecionados, no caso do mercado de frutas frescas, e 30% quando a produção for destinada à indústria.
Há vários ingredientes ativos empregados atualmente no controle do ácaro e, entre eles, os mais utilizados são os produtos à base de enxofre. A escolha correta, no entanto, deve considerar a presença de outras espécies e avaliar o histórico de aplicações a fim de aumentar a eficiência do controle e diminuir custos, bem como reduzir o risco de desenvolvimento de resistência.