Ácaro-da-farinha

Acarus siro

Características gerais: Acarus siro Linnaeus, conhecido pelo nome comum de ácaro-da-farinha, é um ácaro da família dos acarídeos que infesta cereais armazenados, farinhas e outros produtos ricos em matéria orgânica. Constitui uma séria praga em estruturas de armazenamento de cereais, sendo a espécie de ácaro mais comum entre as muitas que infestam cereais e farinhas. A espécie é frequentemente referida como Tyroglyphus farinae, uma designação taxonomicamente obsoleta.

Descrição: A. siro tem o corpo esbranquiçado a acinzentado, com patas e rostro rosados. Os machos medem entre 0,33 e 0,43 mm de comprimento, enquanto as fêmeas medem entre 0,36 e 0,66 mm, sendo um dos poucos ácaros que podem ser vistos a olho nu.
Sendo o ácaro mais comum em alimentos, A. siro pode contaminar os produtos infestados com alérgenos e transferir microorganismos patogénicos. Os alimentos fortemente contaminados adquirem um cheiro adocicado enjoativo e um sabor que os torna impalatáveis. Quando alimentados com produtos infestados, os animais domésticos mostram apetite reduzido, diarreia, inflamação do intestino delgado e redução do crescimento.
A. siro é intencionalmente inoculado na superfície dos queijos do tipo Mimolette e Artison para melhorar o seu sabor e textura, razão pela qual a espécie é por vezes referida como ácaro-do-queijo, designação que partilha com diversas outras espécies (tanto adjuvantes no fabrico de queijos específicos, como deletérias).

Produtos fitofarmacêuticos