Ácaro-do-bronzeamento da pereira
Epitrimerus pyri
Descrição: Os ácaros responsáveis pelo bronzeamento na página inferior das folhas e nos frutos de pereira são ácaros eriofídeos, dos quais se destaca a espécie Epitrimerus pyri. Os adultos têm uma forma lanceolada e aspecto pálido quando hibernantes, passando a amarelo claro nas formas de Verão.
Biologia: Vive livremente no hospedeiro vegetal, preferencialmente na página inferior das folhas, sugando o conteúdo das células epidérmicas. Tem um ciclo de vida simples com 4 estados, hibernando em fêmea, nas rugosidades dos ramos, junto aos gomos e debaixo das brácteas. A sua actividade retoma na Primavera, no início do abrolhamento, alimentando-se nos primeiros tecidos verdes, sucedendo-se as 10-14 gerações até ao Outono.
Danos: Quando ocorrem ataques fortes da praga, observa-se a página inferior das folhas com aspecto bronzeado. O mesmo sintoma é verificado nos frutos, que adquirem várias gradações de carepa, de acordo com a intensidade do ataque, podendo mesmo cobrir a totalidade do fruto. Esta sintomatologia provocada pela morte das células da epiderme das folhas vai condicionar a eficiência fotossintética e a transpiração da planta, conduzindo por isso a estragos ou prejuízos de difícil avaliação. Nos frutos, a sintomatologia leva à sua desvalorização comercial, pelo que se tratam de estragos de fácil quantificação.