Ácaro do trevo

Bryobia praetiosa

Aspecto: Comprimento de 0,8 mm. Cor castanha-avermelhada, mas os mais novos e os ovos são vermelhos brilhantes. Forma oval. Oito pernas, sendo as do primeiro par longas e apontadas para a frente. Deixam uma mancha vermelha se forem esmagados. Não picam pessoas.

Ciclo de vida: As fêmeas depositam os ovos na Primavera, em fendas e cavidades de edifícios, sob os revestimentos e debaixo das cascas dos pés das árvores. Os ovos ficam em estado latente durante o Verão quente e eclodem no princípio do Outono. Podem viver de um a sete meses, dependendo das condições meteorológicas. A maior parte dos ácaros atravessa o Inverno ainda em ovo, mas também é possível encontrar ácaros noutras fases de desenvolvimento nessa altura.

Visibilidade: frequentemente vistos no início da Primavera e no final do Verão.

Alimentação: seiva de ervas, trevos e outras plantas, incluindo o dente-de-leão, a bolsa-de-pastor, o morango e a íris. Em grandes quantidades, ao alimentarem-se deixam a erva castanha.

Local: entram nas habitações que estejam próximas de vegetação densa, através de fendas e pequenas aberturas que existam à volta das janelas e das portas. Costumam preferir as partes soalheiras das casas.

Produtos fitofarmacêuticos