Ácaro doméstico
Tyrophagus putrescentiae
Descrição: Tyrophagus putrescentiae é uma espécie de ácaro com distribuição natural cosmopolita e ocorrência frequente sobre matéria orgânica rica em proteína, particularmente quando infestada por bolores. A sua associação com os bolores e outros fungos, preferência que partilha com a espécie próxima T. longior, mereceu-lhe a designação de ácaro do bolor. Na natureza, a espécie ocorre numa grande diversidade de habitats, incluindo os solos, os locais de acumulação de matéria orgânica em decomposição e ninhos e tocas de diversas espécies de aves e mamíferos, em particular quando esses biótopos sejam ricos em fungos. A espécie ocorre em produtos alimentares armazenados, em particular quando proteicos e ricos em gorduras, como cereais, queijos, carnes e produtos de salsicharia. Em condições ideais, com temperaturas superiores a 30° C e humidade relativa do ar superior a 85%, pode completar o seu ciclo de vida em menos de três semanas.
Hábitat: Espécie micófaga, muito frequente em produtos armazenados (cereais, legumes, sementes, frutos...) especialmente em alimentos com alto teor de gorduras e/ou proteínas. Presente ocasionalmente em casas, especialmente em cozinhas e despensas. Distribuiçao cosmopolita. Em Espanha é comum tanto no pó doméstico como em cozinhas e despensas.
Tamanho: 320-410 µm
Dados epidemiológicos: Pode causar asma bronquial e rinoconjuntivite em ambientes rurais ou em pessoas que trabalhem em contacto com alimentos contaminados, também foram descritas reacções alérgicas na ingestão destes alimentos. Deste ácaro, caracterizou-se o alergeno principal Tyr p 2. Apresenta uma reactividade cruzada alta com outros ácaros de produtos armazenados como Glycyphagus domesticus e Lepidoglyphus destructor.