Broca das axilas da soja
Epinotia aporema
Descrição: É uma importante praga, pois, através do desfolhamento e das galerias abertas, compromete o desenvolvimento normal da planta, não só na cultura da soja, mas também na alfafa e no feijão.
Sintomas: As lagartas atacam as folhas, sendo que os maiores prejuízos são causados nas hastes das plantas, onde as mesmas abrem galerias, penetrando no caule e pecíolo. Tal ataque resulta em secamento da extremidade dos ramos ou folhas. Além dos danos citados, essa praga ainda ataca flores e vagens da parte mais alta da planta.
Bioecologia: Este inseto, quando na fase adulta, apresenta coloração cinza na asa anterior, acompanhada de manchas mais claras na base do bordo costal e bordo lateral da asa. A asa posterior apresenta coloração mais clara que a asa anterior.
Os ovos são colocados sobre as brotações mais novas. As lagartas apresentam corpo esverdeado e cabeça marrom no início do seu desenvolvimento, tornando-se amareladas com o passar do tempo. A fase de pupa ocorre no solo, sendo necessários aproximadamente 35 dias para que o ciclo biológico dessa praga se complete.
Controlo: O controle químico só deverá ser efetuado quando as pragas atingirem o nível de dano econômico.