Carocho negro
Capnodis tenebrionis
Descrição: O carocho negro embora esteja referenciado como praga para as fruteiras de caroço, também ataca, com menor severidade, macieiras, marmeleiros etc.. A União Europeia, recentemente, considerou-a como praga de qualidade das principais fruteiras do género Prunus. Anos de fraca pluviosidade e verões quentes, potenciam a sua nocividade, tornando-se praga importante, em especial em pomares jovens. As larvas pertencentes à família deste Buprestideo são designadas, vulgarmente, por cabeça-de-prego. Assinalado por todo o país.
Morfologia: Até atingir os estado adulto passa por estados morfológicos distintos:
Ovo: leitoso; ovóide; comprimento 1,5 mm e largura 1,0 mm; corion poroso com pregas ligeiras.
Larva: branca; apoda, corpo mole; mandíbulas negras; protórax mais largo que o corpo; com segmentos abdominais achatados e bem distintos entre si; pode atingir 65 mm de comprimento; quatro estados larvares.
Pré-pupa: branca-amarelada; 2 a 3 cm. Pupa: branca amarelada, escurecendo para preto com o evoluir da metamorfose; oval alongada.
Adulto: negro-opaco; oval; comprimento 16 a 26 mm; pro-tórax revestido por camada branca pulverulenta, cobrindo o fino e denso reticulado do qual se destacam quatro pontuações, dispostas em trapézio.
Luta biológica: Fomento da limitação natural, incremento das aves insectívoras;(colocação de ninhos), pequenas cobras e lagartos.
Luta cultural: A utilização de tela e/ou plástico em redor do colo da árvore e no trono; regas com frequência e longas no período de postura, captura de adultos nas horas de maior calor. Arrancar e destruir as árvores infestadas com larvas. As larvas neonatas são muito sensíveis ao encharcamento do solo, pelo que regas que permitam um teor de humidade elevado à volta do tronco, são de considerar como meio de luta preventivo.
Luta química: Adultos: para dois períodos: após Fevereiro e antes das posturas e/ou tratar em meados de Setembro antes da hibernação dos adultos. Larvas: inicio da postura ao se alcançarem 20 ºC de temperatura média diária. (De momento não existem produtos fitofarmacêuticos homologados para esta finalidade).