Cochonilha algodão

Planococcus citri

Ordem: Pseudococcidae

Família: Pseudococcidae

Sinonímias: Coccus citri, Coccus tuliparum, Dactylopius brevispinus Targioni Tozzetti, Dactylopius citri, Dactylopius destructor, Dorthesia citri, Lecanium phyllococcus, Phenacoccus spiniferus, Planococcus citricus, Planococcus cubanensis, Planococcus cucurbitae, Pseudococcus brevispinus, Pseudococcus citri, Pseudococcus citri var. phenacocciformis, Pseudococcus citricoleorum

Hospedeiros: Persea americana, Ananas comosus, Solanum tuberosum, Theobroma cacao, Coffea arabica, Saccharum officinarum, Annona squamosa, Psidium guajava, Carica papaya, Manihot esculenta, Mangifera indica, Prunus persica, Solanum lycopersicum, Vitis vinifera, Gossypium sp., Nicotiana tabacum, Coffea sp., Malus domestica, Dioscorea sp., Citrus sp., Annona muricata, Cajanus cajan, Musa sp., Annona sp., Coleus sp., Xanthium strumarium, Ziziphus mauritiana, Alpinia purpurata, Codiaeum variegatum, Vitis sp., Eugenia sp., Crossandra undulifolia, Macadamia integrifolia.

Partes afetadas: Folhas, Flores, Frutos, Órgãos subterrâneos

Fases em que ocorre o ataque: Floração, Frutificação

Identificação: Ovos: coloração amarelo-alaranjada, são colocados em grupos abrangidos por fios de cera, eclodem de 2 a 10 dias. Ninfas: Os machos possuem quatro estágios de ninfa, cada fase de ninfa é separado por uma muda. Primeira fase de 7 a 14 dias, segunda de 6 a 16 dias, terceira de 2 a 3 dias e a quarta de 1 a 6 dias. Aproximadamente quatro dias para o segundo instar, uma coloração preta desenvolve em torno do corpo do inseto. As fêmeas possuem três estágios de ninfa. A primeira fase de 7 a 17 dias, segunda de 5 a 13 dias e a terceira de 5 a 14 dias. Adultos: A fêmea tem forma oval, corpo plano, sem asas, 1,6-3,2 mm de comprimento e 1,2-2,0 mm de largura. Apresenta o corpo coberto por uma secreção de coloração branca e pulverulenta, formando um número de 34 apêndices. O macho é alado, com único par de asas, mede cerca de 4,5 mm de comprimento devido a seus filamentos de cauda.

Bioecologia: Ciclo de vida em torno de 20 a 44 dias. As fêmeas passam por três estádios ninfais antes de atingir a idade adulta. Ninfas diferem das fêmeas adultas, devido o revestimento de cera muito mais fino e menos segmentos da antena. A espécie é ovípara. A produção de ovos inicia cerca de 2 semanas após a fertilização. A fêmea adulta continua a crescer e coloca seus primeiros ovos com 9-10 dias de idade, podendo produzir cerca de 150 a 500 ovos. O período de incubação varia de 2 a 10 dias . As fêmeas passam por três estádios ninfais antes de completar a fase adulta. O macho adulto emerge com 3 dias depois da fase de pupa. Vetor do vírus Cacao Swollen Shoot Virus (CSSV).

Sintomas: Reduz o vigor da planta, aparecimento de fumagina, murcha geral da planta. Em caso de infestação grave, massas macias consistindo de secreções de cera são encontradas aderidas em todas as partes da planta. Folhas tornam-se cloróticas e distorcidas, ou mesmo murcha e cai. Algumas vezes a planta definha, o crescimento será retardado ou partes da planta vai morrer.

Controlo químico: Pulverizar com óleos emulsionáveis sempre nas horas mais frescas do dia, podendo misturar esse óleo com inseticida fosforado.

Produtos fitofarmacêuticos