Colembola

Collembola

São animais ametábolos pequenos, geralmente medindo de 0.25 mm (Sminthurides sp.) a 8 mm (Tetrodontophora gigas). O tipo básico de mandibula dos colêmbolos é mastigador, em forma de estilete e escondida na cabeça (entognatos). A cápsula cefálica dispõe de omatídeos laterais, com no máximo oito lentes circulares em cada lado da cabeça. Possui antenas com 4 artículos. Há diferentes padrões de distribuição das cerdas, e cerdas expeciais chamadas "tenent-hair".
O nome é derivado do grego colla ou latim kolla = cola, grude + do latim embolon ou grego embolou = alavanca, êmbolo e significa "projeção que adere ao substrato", pois seu apêndice traseiro funciona como uma espécie de catapulta — a fúrcula — impulsionando o corpo para um grande salto. O abdome possui, no máximo, 6 segmentos; no lado ventral do primeiro segmento abdominal, existe uma estrutura em forma de tubo bilobado, conhecida como colóforo, cuja função é a de absorção de água. Ainda outras estruturas de valor taxonômico são utilizadas como órgão pós-antenal, clípeo-labrum, unguis, unguiculus, tenáculo, abertura anal, abertura genital, e cutícula.
São conhecidos por atuarem como dispersores de fungos, auxiliando na decomposição da matéria orgânica, juntamente com outros invertebrados. Alimentam-se também de bactérias, fezes de artrópodos, pólen, algas, entre outros tipos de matéria orgânica. Pode haver canibalismo.

Produtos fitofarmacêuticos