Lagarta do tomate

Heliothis armigera

Sintomatologia: A plantas evidenciam a destruição do caule junto ao colo,perfuração dos frutos.

Biologia: São insectos com hábitos nocturnos, ficando as larvas escondidas no solo durante o dia e alimentando-se à noite.
Os adultos medem 4 a 5 cm.As suas asas anteriores estão unidas sobre o dorso quando o insecto está em repouso.
Apresenta duas gerações anuais,uma na Primavera e outra no Verão.
Os seus ovos são depositados sobre as folhas das plantas rasteiras que lhe garantem uma atmosfera húmida e sem grandes variações de vento.
O período de incubação dura de 9 a 12 dias após os quais eclodem as larvas que são extremamente vorazes.
As larvas dos 1º estádios têm hábitos diurnos os quais variam para nocturnos ao longo dos eu ciclo de vida. As larvas são cilindricas,têm consistência mole e uma vez tocadas enrolam-se sobre si mesmas.

Medida de combate: Pode recorrer-se a medidas profiláticas ,biológicas e químicas.
O combate às infestantes permite reduzir os locais disponíveis para as posturas.A aplicação de iscos (à base de sêmea de trigo com insecticida), ou ,ao fim do dia,a pulverização dirigida ao colo das plantas com insecticidas homologados conduzem a bons resultados.
Na luta biológica destacam-se como inimigos naturais cisopídeos,coccinelídeos e Trichogramma spp importante parasita de ovos.

Informações complementares: São epidópteros pertencentes à família dos noctuídeos. É uma praga polífaga e na sua forma larvar causam graves prejuízos às culturas.