Lagarta-rosada
Pectinophora gossypiella
Descrição: É uma das espécies de lepidópteros que tem especial importância na cultura do algodão. Esta praga é um microlepidóptero, que realiza a postura nas maçãs novas do algodoeiro. Causam danos econômicos consideravéis afetando tanto a produtividade como a qualidade. Outra cultura em que a espécie tem ocorrência de importância econômica é o quiabo.
Danos: Os primeiros prejuízos ocorrem nos botões florais, pois as lagartas impedem a abertura das pétalas, que tomam o aspecto de uma “roseta”, não havendo formação de maçã. Quando atacam as maçãs do algodão, podem destruir total ou parcialmente tanto as fibras quanto às sementes. Conseqüentemente, a qualidade e a quantidade de óleo da semente, são afetadas. Um tipo de sintoma bem característico resultante do ataque da lagarta rosada é o “carimã”, que é uma maçã defeituosa que não se abre normalmente.
Controlo: Devido à penetração da larva na maçã, o controle é dificultado pois fica fora do alcance de predadores e agentes químicos. Quebras de produção e qualidade de fibra podem chegar a 30 - 40%.