Larva arame
Conoderus scalaris
Descrição: O adulto é um besouro com cerca de 10 a 15 mm de comprimento de coloração marrom avermelhada. A larva tem o corpo achatado e dotado de três curtos apêndices locomotores, sendo de coloração marrom clara.
As culturas em que a praga assume importância econômica são arroz, batata, fumo, milho, pastagens e trigo. Nessas culturas, as larvas atacam as raízes, podendo provocar a morte da planta. Estas larvas possuem especial importância para a cultura da batatinha, acarretando sérios problemas para a comercialização, pois ataca o produto comercial, nesse caso a batata.
Danos: As larvas possuem hábitos subterrâneos, atacando as raízes e tuberculos das plantas. As plantas atacadas ficam amareladas, podendo morrer devido à destruição que estes insetos causam às raízes. As touceiras atacadas são facilmente observadas no campo.
Controlo: O ataque desta praga, em virtude do hábito subterrâneo das larvas, só pode ser controlado por meios preventivos, com aplicação do inseticida no sulco de plantio. Recomenda-se o uso de granulados fosforados sistêmicos registrados para as culturas.