Mosca da cebola
Delia antiqua
Morfologia: O adulto tem 6 a 7 mm de comprimento, cor cinzenta com 5 faixas castanhas no tórax, asas amareladas, patas e antenas negras. Os ovos são brancos, brilhantes, alongados e estriados longitudinalmente. A larva é branca e atinge 8 mm no final do seu desenvolvimento. A sua identificação exacta só é possível em laboratório, por exame das peças bocais e do segmento anal. A pupa é acastanhada, anelada e ovóide.
Bioecologia: A longevidade do adulto não excede os 2 meses e a fecundidade das fêmeas é de 150 a 200 ovos.
Os ovos são postos isoladamente ou em grupos de 15 a 20, na proximidade da planta hospedeira, frequentemente junto ao colo, por vezes na axila das folhas ou nas escamas do bolbo. A duração do desenvolvimento embrionário é de 15 a 25 dias, consoante a temperatura.
As larvas penetram nos tecidos entre os rebentos das folhas ou na base das raízes. Ao nível das lesões, instalam-se podridões bacterianas e as larvas alimentam-se desses tecidos em decomposição. A sua longevidade depende da temperatura: 45 dias a 15ºC e 17 dias a 25-30ºC.
No fim do seu desenvolvimento, deixa a planta hospedeira e enterra-se no solo a 5-10 cm de profundidade para pupar, ou entra em diapausa, no início de Setembro, quando a temperatura do solo é inferior a 15ºC. A pupa completa o seu desenvolvimento em 15 a 25 dias.
Observam-se normalmente duas gerações por ano.
Os adultos, resultantes das pupas hibernantes, aparecem em Abril. As fêmeas fazem a postura dos ovos por ciclos sucessivos, espaçados de 15 dias, não permanecendo na cultura entre esse período. Os adultos da segunda geração emergem no mês de Julho.
Estragos: As larvas alimentam-se das raízes e bolbos e os primeiros sintomas do ataque manifestam-se, nas folhas que ficam amarelas seguindo-se a morte da planta. Os estragos mais graves são causados pela primeira geração, que se estende por um período muito longo, dada a longevidade das fêmeas. Nos alhos jovens (em viveiros) os estragos são muito graves, a planta estiola e morre. Uma larva pode atacar sucessivamente várias plântulas. Mais tarde os ataques favorecem a instalação de podridões.