Pulgueta-das-crucíferas
Phyllotreta atra
Morfologia: O adulto é completamente negro excepto os artículos 2 e 3 das antenas que são amarelos e tem 2 a 3 mm de comprimento.
As larvas com cerca de 5 mm de comprimento quando completamente desenvolvidas, são esbranquiçadas com a cabeça, o protórax e o tórax negro brilhante bem como múltiplas manchas negras no abdómen. Caracterizada pelo último segmento abdominal ligeiramente negro e terminado atrás por um pequeno lóbulo recurvado em gancho para cima.
Bioecologia: O adulto hiberna sob torrões de terra e diversos abrigos. Os ovos são colocados isoladamente no solo. A duração do desenvolvimento do ovo é cerca de uma dezena de dias. A larva rói as raízes durante 3 a 4 semanas e depois pupa no solo durante uma dezena de dias. Tem 1 geração por ano. No mês de Agosto, o novo adulto volta a subir à superfície do solo e começa a alimentar-se das folhas até ao fim do Outono. Quando chega o frio, abriga-se e aguarda a Primavera. No mês de Maio do ano seguinte, o adulto retoma a sua actividade e reproduz-se.
Estragos: Se a população da áltica for numerosa e a temperatura elevada, os estragos podem ser graves, particularmente nas jovens plantações que correm o risco de ser aniquiladas.