Traça

Corcyra cephalonica

Descrição: É uma traça que tem incidência em regiões tropicais e subtropicais. Ocorre em vários tipos de produtos armazenados, como amendoim, arroz, cacau, café, cevada, feijão, milho, soja, sorgo, trigo, nozes e sementes de algodão.

Sintomas: Esta praga ataca uma grande quantidade de produtos armazenados. Logo que eclodem, as lagartas atacam os grãos fendidos ou trincados para que possam alimentar-se. Os grãos sadios, por serem mais resistentes, são atacados na região do embrião.

Bioecologia: É uma mariposa que possui aproximadamente 9 mm de comprimento e 19 mm de envergadura. As asas anteriores e o corpo têm coloração cinza. Várias diferenças podem ser notadas entre o macho e a fêmea, como, por exemplo, o abdome da fêmea é mais volumoso e a cabeça da fêmea é bem destacada do corpo, o que não ocorre para o macho.
Os ovos desses insetos são encontrados em pequenas colônias ou dispersos em paredes de depósitos ou sobre produtos. Esses ovos possuem coloração pérola e formato elíptico. As lagartas, quando bem desenvolvidas, atingem 12 mm de comprimento e têm coloração acinzentada, tendendo para o esverdeado. O período larval varia muito em função do hospedeiro, sendo que a média é de 25 dias, e o período pulpal é de 12 dias, o que faz com que o ciclo se complete em aproximadamente 47 dias.

Controle químico: É recomendável o armazenamento do amendoim com a casca para que os danos mecânicos sejam reduzidos ao máximo.