Traça-da-farinha
Ephestia spp.
Ephestia é um gênero de mariposa pertencente à família Crambidae.
Dentre as espécies de insetos que atacam produtos e subprodutos armazenados destaca-se a traça-da-farinha, conhecida como mariposa, é um piralídeo Ephestia sp. (Lepidoptera: Pyralidae). Este micro-lepidóptero é considerado polífago, ou seja, ataca milho, trigo, arroz, amendoim, farinha, cacau, vegetais desidratados, tabaco, fubá, farelo entre outros. As infestações desses insetos produzem danos mais qualitativos que quantitativos aos produtos. Esses insetos encontram-se amplamente distribuído em todas as regiões do mundo. Essas adaptações a diferentes condições climáticas permitem o desenvolvimento tanto dentro de equipamentos industriais como em produtos já processados e embalados.
Os adultos não se alimentam, sendo assim todos os danos causados por larvas, que consomem os produtos ou substratos produzindo resíduos fecais e teias em grande quantidade, destaca-se também que as larvas podem perfurar materiais como papel, polietileno e derivados. Essas larvas têm capacidade de perfuração em diversos produtos alimentícios embalados. Laminados Composto foi o que apresentou maior resistência quanto a perfurações. Cinco dias foram suficientes para que uma larva perfurasse embalagens tipo Dupla Torção, Porta Fólio e Flow Pack, e ainda podem penetrar em produtos mesmo sem perfurar a embalagem, quando acontece à preferência é nas proximidades da selagem ou dobras da embalagem.
Essas larvas atingem um tamanho em torno de 13 mm e apresentam cinco ínstares, levando um período aproximado de 6 a 8 semanas para se transformarem em pupas. Os adultos iniciam o acasalamento 24 após sua emergência e possuem longevidade de 1 a 2 semanas. As fêmeas depositam formando massas de 100 a 500 ovos.