Aura

Fabricante
BASF
Categoria
Herbicidas
Registado até
Registro expirado
Número de registro
AV 0652
Materiais ativos
Ligações

CARACTERÍSTICAS GERAIS
O AURA é um herbicida foliar pós-emergente com um modo de acção sistémico. Composto pelo profoxidime, herbicida da família ciclohexanodiona oxima. Herbicida inibidor da enzima acetil–CoA carboxilase (ACCase) existente nos cloroplastos das gramíneas.
O AURA deve ser aplicado em mistura com 0,75 l/ha de DASH HC . Em aplicações de baixo volume, a concentração de DASH HC não deve ultrapassar 0,5%. Aplicar em pós-emergência desde o estado de 4 folhas até ao meio do afilhamento do arroz. No momento da aplicação os canteiros devem estar drenados ou com um nível máximo de 2-3 cm, assegurando-se um mínimo de 2/3 de área foliar das infestantes exposta, devendo as entradas de água permanecer fechadas durante um período de 2-3 dias. Após este período restabelecer a circulação da água, de acordo com as necessidades da cultura.
Para o controlo do azevém-baboso (Glyceria declinata) aplicar o AURA entre as 4 folhas do arroz e o meio do afilhamento com esta infestante já emergida. No caso da erva-serra ou carriço (Leersia oryzoides) o tratamento deve ser realizado após a sua emergência entre o início e o meio do afilhamento do arroz.

INFESTANTES RESISTENTES
Carapau (Ammania coccinea), orelha-de-mula (Alisma plantagoaquatica L.), espeto (Schoenoplectus mucronatus L), negrinha (Cyperus difformis), Heteranthera reniformis, Scirpus spp, Lindernia spp.

PRECAUÇÕES BIOLÓGICAS
A aplicação deste produto pode causar estragos se atingir directamente culturas vizinhas da área a tratar.
Não contaminar a água de rega, sementes, adubos e outros produtos agrícolas.

PREVENÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE RESISTÊNCIAS
A aplicação repetida do mesmo herbicida nas mesmas áreas durante vários anos pode conduzir à ocorrência de resistência em espécies anteriormente susceptíveis. Para evitar o desenvolvimento de resistências, recomenda-se proceder, sempre que possível, à utilização de herbicidas mistos ou à alternância de herbicidas com
modo de acção diferente

MODO DE APLICAÇÃO
Calibrar correctamente o equipamento, calculando o volume de calda gasto por ha, de acordo com o débito do pulverizador (L/ min), da velocidade e largura de trabalho, com especial cuidado na uniformidade da distribuição de calda.
A quantidade de produto e o volume de calda deve ser adequado à área de aplicação, respeitando as doses indicadas.
Para diminuir o risco de arrastamento evitar pressões superiores a 2 kg/cm2 e/ou usar bicos anti-arrastamento.
Não aplicar este produto com atomizadores
Utilizar um volume de calda: Aplicação terrestre de 200-300 l/ha, aplicação aérea 50-100 l/ha

MODO DE PREPARAÇÃO DE CALDA
No recipiente onde se prepara a calda, deitar metade da água necessária. Juntar a quantidade de produto a utilizar e completar o volume de água, agitando sempre.

Registado para culturasTaxa
Arroz0.5 - 0.75 l