Cyclo Max SC

Fabricante
Others
Categoria
Fungicidas
Registado até
N/A
Número de registro
0133
Materiais ativos
Ligações

Características

CICLO MAX SC é um fungicida fungicida sistémico e de contacto composto por metalaxil-M e hidróxido de cobre.

O metalaxyl-M pertence ao grupo das fenilamidas (grupo A1 do FRAC). É um fungicida sistémico com translocação acropética, proporcionando actividade fungicida nos novos crescimentos da planta. Inibe o crescimento micelial (quando aplicado próximo da contaminação) e a germinação dos esporos, actuando na síntese dos ácidos nucleicos, na RNA polimerase I.

O cobre é um composto inorgânico (grupo M1 do FRAC), de superfície, que inibe vários processos metabólicos (multi-sítio), actuando em diversas enzimas. Possui actividade preventiva (inibe a germinação dos esporos). Apresenta também acção secundária sobre bacterioses.

Intervalo de segurança

3 dias em tomateiro (estufa), 10 dias em tomateiro (ar livre), 21 dias em batateira e 28 dias em videira.

Observações importantes

Para evitar o desenvolvimento de resistências, não aplicar este produto ou qualquer outro que contenha fenilamidas mais de 2 vezes por campanha. Alternar o uso com fungicidas pertencentes a outros grupos químicos (com diferentes modos de acção).

Aplicar no máximo 4 kg de cobre/ha/ano no mesmo solo agrícola, com este produto ou com qualquer outro produto contendo cobre.

Volume de calda: 500 a 1000 L/ha.

Protecção integrada

Cumpridos os princípios gerais da Protecção Integrada pelos utilizadores profissionais, todos os produtos fitofarmacêuticos autorizados em Portugal, para o combate aos inimigos das culturas são passíveis de ser utilizados em Protecção Integrada.

Registado para culturasTaxa
Uvas3.5 l
Batatas3.5 l
Tomates3.5 l