Dicloxan

Fabricante
Sapec Agro
Categoria
Herbicidas
Registado até
N/A
Número de registro
3043
Materiais ativos

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
DICLOXAN é um herbicida sistémico com alguma ação de contacto.
O produto é absorvido sobretudo pelas folhas das infestantes, mas essa absorção também se pode dar ao nível das raízes, se o solo apresentar alguma humidade.
DICLOXAN é um herbicida de pós-emergência da cultura e das infestantes, que controla as principais infestantes gramíneas dos cereais: balanco, erva-febra e erva-cabecinha.

INFESTANTES RESISTENTES
Dicotiledóneas em geral.

MODO DE APLICAÇÃO
Calibrar o pulverizador calculando o volume de calda a utilizar por hectare, de modo a assegurar a distribuição uniforme da calda. A quantidade de produto e o volume de calda devem ser calculados em função da área a aplicar. Para diminuir o risco de arrastamento evitar pressões superiores a 2 kg/cm2 e o uso de atomizadores.
Nas aplicações utilizar um débito: Aéreas - 50 L/ha no mínimo; Terrestres - 300-600 L/ha.
As doses a utilizar dependem do estado de desenvolvimento e da suscetibilidade das infestantes.

MODO DE PREPARAÇÃO
No recipiente onde se prepara a calda deitar metade da água necessária. Juntar a quantidade de produto a utilizar e completar o volume de água, agitando sempre.

PRODUTOS INCOMPATÍVEIS
Não misturar o DICLOXAN com herbicidas hormonais MCPA e 2,4-D, devendo pelo menos respeitar um intervalo de 7 dias entre as aplicações.

OBSERVAÇÕES
Principais sintomas das infestantes após a aplicação do produto: Descoloração das folhas; Paragem de crescimento; Morte do ápice vegetativo; Consequente morte de toda a planta.
Aconselha-se a mistura de DICLOXAN com GRANSTAR 50 SX para controlar também as infestantes dicotiledóneas e, assim, abranger um maior espectro de ação. (Mistura não homologada: 2-3 L/ha DICLOXAN +20-30 g/ha GRANSTAR 50 SX).

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
No caso das infestantes balanco-maior (Avena sterilis) e erva-febra (Lolium rigidum), fazer a aplicação desde a emergência até ao afilhamento.
Se a aplicação em erva-febra for realizada antes do início do afilhamento, apenas se deverá utilizar 1,5 a 2,5 L/ha.
Para o controlo da erva-cabecinha (Phalaris minor) aplicar só até às 4 folhas.
O balanco-maior é uma infestante de germinações escalonadas, por isso, a aplicação do DICLOXAN, deve ser efetuada numa fase em que se consiga abranger o maior número possível de plantas já nascidas.
Devem evitar-se aplicações de DICLOXAN em condições de seca ou em que ocorram temperaturas inferiores a 5o C e superiores a 15o C.
São particularmente suscetíveis as seguintes culturas: aveia, milho, sorgo e arroz.
É necessário um intervalo de pelo menos 6 horas sem chuva, após a aplicação.
Quando se utilizarem herbicidas hormonais as aplicações devem medear 7 dias entre cada produto.
Para mais informações consulte a Ficha de Dados de Segurança do produto.
Os produtos fitofarmacêuticos (PFF) homologados em Portugal podem ser utilizados em proteção integrada (PI), não existindo uma lista de PFF’s recomendados especificamente para esse efeito. A escolha do PFF deve ter, obrigatoriamente, em consideração a aplicação dos princípios gerais da PI e as normas definidas para a cultura.

Registado para culturasTaxa
Beterraba sacarina2.5 - 3.5 l
Beterrabas forrageiras2.5 - 3.5 l
Cevada de Primavera2.5 l
Cevada de Inverno2.5 l
Trigo de Inverno2.5 - 3 l
Trigo de Primavera2.5 - 3 l
Triticale de Inverno2.5 - 3 l
Triticale de Primavera2.5 - 3 l