Diquato Sapec

Fabricante
Sapec Agro
Categoria
Herbicidas
Registado até
Registro expirado
Número de registro
0540
Materiais ativos

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Diquato Sapec é um herbicida de contacto, não residual.
O produto é indicado para o controlo de infestantes mono e dicotiledóneas nas culturas da vinha e oliveira.
Diquato Sapec é apenas absorvido pelas partes verdes da planta, pelo que o tronco e os órgãos lenhificados da planta não são afetados.
Diquato Sapec inativa-se por completo em contacto com o solo.
Os sintomas resultantes da aplicação do herbicida nas plantas ocorrem entre 3 a 5 dias após a aplicação.
A aplicação de Diquato Sapec para dessecação da rama da batateira, facilita a colheita dos tubérculos e diminui a pressão de pragas como a traça da batata.

MODO DE APLICAÇÃO
Calibrar adequadamente o pulverizador, calculando o volume de calda a utilizar por hectare, de modo a assegurar a distribuição uniforme da calda. A quantidade de produto e o volume de calda devem ser calculados em função da área a aplicar. Para diminuir o risco de arrastamento evitar pressões superiores a 2 kg/cm2 e o uso de atomizadores.

MODO DE PREPARAÇÃO
No recipiente onde se prepara a calda deitar metade da água necessária. Agitar bem a embalagem até o produto ficar homogéneo. Numa vasilha juntar a quantidade de produto a utilizar com um pouco de água e agitar bem até obter uma mistura homogénea. Deitar esta mistura no recipiente e completar o volume de água, agitando sempre.

OBSERVAÇÕES
Volume de calda recomendado: 300-400 L/ha para vinha e oliveira e 600-800 L/ha para dessecação da rama da batateira.
Se atingir culturas vizinhas das áreas a tratar, o produto pode provocar graves estragos, pelo que não deve ser aplicado quando haja vento. Não afeta os troncos e caules lenhificados.
Em batateira, não aplicar quando o terreno estiver muito seco, especialmente quando as folhas apresentem sintomas de murchidão. Depois de um período de seca, só deve aplicar-se três dias após o solo estar bem húmido.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
A aplicação repetida do mesmo herbicida nas mesmas áreas durante vários anos pode conduzir à ocorrência de resistência em espécies anteriormente suscetíveis. Para evitar o desenvolvimento de resistências recomenda-se proceder, sempre que possível, à utilização de herbicidas com modo de ação diferente do diquato.
Em oliveira não aplicar com azeitona caída.
Para mais informações consulte a Ficha de Dados de Segurança do produto.
Os produtos fitofarmacêuticos (PFF) homologados em Portugal podem ser utilizados em proteção integrada (PI), não existindo uma lista de PFF’s recomendados especificamente para esse efeito. A escolha do PFF deve ter, obrigatoriamente, em consideração a aplicação dos princípios geraisdaPIeasnormasdefinidaspara a cultura.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Batatas3 - 5 l4
Azeitonas4 l
Uvas4 l