Ortiva Top

Fabricante
SYNGENTA
Categoria
Fungicidas
Registado até
N/A
Número de registro
0245
Materiais ativos
Ligações

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Fungicida sistémico com actividade preventiva, curativa e anti- esporulante, para combate ao oídio, alternária e cladiosporiose em várias culturas hortícolas.

MODO DE ACÇÃO
O ORTIVA TOP é um fungicida sistémico, constituído por duas substâncias activas: a azoxistrobina (Qol) e o difenoconazol (DMI). A azoxistrobina é um fungicida de largo espectro com um novo modo de acção.Inibe o eletrão de transporte do citocromo bc1 dentro da mitocôndria, resultando na paragem de formação de ATP com a consequente perda de energia do patogénio.O largo espectro de acção é o resultado desta acção bioquímica comum a todas as espécies de fungos patogénios. A ausência de ATP reflectese sobre todos os processos celulares consumidores de energia, muito particularmente nos estados de desenvolvimento dos fungos mais exigentes em energia, tais como a germinação e mobilidade dos esporos. Esta acção vai também incidir sobre o desenvolvimento do micélio e sobre a esporulação. Possui actividade essencialmente preventiva, anti-esporulante e alguma actividade curativa. O difenoconazol actua ao nível da parede celular dos fungos, inibindo a biosíntese da ergosterol. Sistemia localizada típica dos triazóis. O difenoconazol apresenta actividade essencialmente preventiva e curativa. Também apresenta acção anti-esporulante.

MODO DE PREPARAÇÃO DA CALDA E UTILIZAÇÃO
No recipiente onde se prepara a calda deitar metade da água necessária. Agitar bem a embalagem até o produto ficar homogéneo. Numa vasilha, juntar a quantidade de produto a utilizar com um pouco de água e agitar bem até obter uma mistura homogénea. Deitar esta mistura no recipiente e completar o volume de água, agitando sempre.
Para aplicação com barra de pulverização em culturas baixas: Calibrar correctamente o equipamento, calculando o volume de calda gasto por ha, de acordo com o débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho, com especial cuidado na uniformidade da distribuição da calda. A quantidade de produto e o volume de calda deve ser adequado à área de aplicação, respeitando as doses indicadas.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Tomates1 l7
Berinjela1 l7
Pimentas1 l7
Morangos1 l3