Pergado C

Fabricante
SYNGENTA
Categoria
Fungicidas
Registado até
Registro expirado
Número de registro
4030
Materiais ativos
Ligações

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Fungicida indicado para o controlo do míldio da videira e míldio do tomateiro o qual, devido ao seu particular efeito Lok+Flo®, proporciona robusta e consistente protecção, quer interna quer externa.

MODO DE ACÇÃO
A mandipropamida penetra, em parte, no interior dos tecidos vegetais, possuindo movimento translaminar. No entanto, a maior parte fica adsorvida às camadas cerosas dos tecidos vegetais. A estas duas características chamamos efeito Lok+Flo®. Esta substância inibe o crescimento micelial do fungo bem como a germinação e a formação dos esporos. O modo bioquímico de actuar está ainda em estudo, mas pensa-se que estará relacionado com a biossíntese dos fosfolípidos. A mandipropamida pertence a uma nova classe química, amidas do ácido carboxílico (CAA). O oxicloreto de cobre pertencente à família química dos cobres e possui uma actividade preventiva. O PERGADO C, inibe a germinação dos esporos (actividade preventiva), o crescimento do micélio (actividade curativa), quando aplicado imediatamente após a infecção e a produção de esporos (actividade anti-espurante).

MODO DE PREPARAÇÃO DA CALDA E UTILIZAÇÃO
No recipiente onde se prepara a calda, deitar metade da água necessária. Juntar a quantidade de produto a utilizar e completar o volume de água, agitando sempre.
Para aplicação com barra de pulverização em culturas baixas: Calibrar correctamente o equipamento, calculando o volume de calda gasto por ha, de acordo com o débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura do trabalho, com especial cuidado na uniformidade da distribuição da calda. A quantidade de produto e o volume de calda deve ser adequado à área de aplicação, respeitando as doses indicadas.
Para aplicação em culturas arbustivas e arbóreas: Calibrar correctamente o equipamento, assegurando a uniformidade na distribuição de calda no alvo biológico pretendido. Calcular o volume de calda gasto por ha em função do debito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura do trabalho (distência entrelinhas). Nas fases iniciais de desenvolvimento das culturas, aplicar a calda com a concentração indicada. Em pleno desenvolvimento vegetativo, adicionar a quantidade de produto proporcionalmente ao volume de àgua distribuído por ha, pelo pulverizador, de forma a respeitar a dose.

Registado para culturasTaxaIntervalo de segurança
Uvas4 - 5 kg21
Tomates4 - 5 kg7